DOSSIÊ DO COLONIALISMO À DESCOLONIZAÇÃO CONSCIENCIAL

2022-06-07

O presente Dossiê, intitulado DO COLONIALISMO À DESCOLONIZAÇÃO CONSCIENCIAL, tem como objetivo reunir trabalhos resultados de pesquisas históricas que abordem questões centrais do “Colonialismo à Descolonização Consciencial” relacionados aos espaços africanos que estiveram sob a dominação portuguesa, que vivenciaram processos de lutas pela libertação e os modos de formação da consciência política daí decorrentes nestes espaços. Sob esta temática central, pretendesse proporcionar as condições para discussões e análises das seguintes questões:

a) Consciência política: (i) Formação do nacionalismo africano na Casa do Estudante do Império (CEI); Teóricos, pensadores e líderes do movimento de lutas que contribuíram com o despertar de uma consciência política, conduzindo a OUA e as independências políticas; (ii) Estado falhado em África: golpe de Estado, genocídios, etc.; (iv) descolonização mental a partir da socialização;

b) Redefinição do Colonialismo: (i) Poder colonial e insurreições; (iii) construção de Estado-nação a partir do legado colonial; (iv) afirmação identitária versus lei de Indigenato no pós-colonização.
Poderão participar dos trabalhos: mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores em História e áreas afins ao tema, no âmbito das ciências humanas.

Organizadores

• Profa. Dra. Giselda Brito Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE, Brasil);
  • Prof. Dr. Patrício Batsikama (ISPT - Instituto Superior Politécnico Tocoista, Luanda, Angola).

Prazo final para submissão

• 31 de outubro de 2022

Diretrizes  e endereço para submissão

Edição