Família e uniões de LGBT+
desafios teológicos e pastorais
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2021.v4n2.p350-397Palabras clave:
Papa Francisco, Evangelii Gaudium, Sínodo dos Bispos, Amoris Laetitia, Ideologia de gêneroResumen
No ensinamento da Igreja Católica, a família sempre ocupa um lugar central como comunidade de amor e de vida. Ela tem como fundamento a união indissolúvel entre um homem e uma mulher, e como modelo a Sagrada Família, constituída por Jesus, Maria e José. A sociedade contemporânea traz novas configurações e situações da vida familiar, entre as quais as uniões formadas por pessoas LGBT+. Mais e mais, estas novas configurações aparecem nas comunidades cristãs. Para se refletir sobre esta realidade e buscar caminhos pastorais para melhor inclusão e integração, são de grande valia as contribuições do pontificado de Francisco. Ele se empenha por uma Igreja em saída, que vá às periferias existenciais. Traz novos matizes no ensinamento da Igreja, seguindo a linha do Concílio Vaticano II, sobre a liberdade e a autonomia da consciência, a evolução da doutrina e a hierarquia de verdades. Ele convocou o Sínodo dos Bispos sobre a Família, publicou uma exortação pós-sinodal, deu exemplos marcantes na linha do acolhimento e também dá alguns passos na mudança doutrinária. As palavras e os gestos do papa abrem caminhos promissores na complexa relação entre a Igreja e as uniões de LGBT+.
Descargas
Referencias
AZEREDO, C. O conceito de família: origem e evolução. Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), 2020. Disponível em: .
BUTLER, J. “La invención de la palabra” (entrevista. a Milagros Belgrano R.). Pagina 12, 8 mai. 2009. Disponível em: .
BUZZKILL. Arleen Lorrance “Be the Change…” Special Episode! 2020. Disponível em: .
Código de Direito Canônico. Braga: Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, 1983. Disponível em: .
CONCÍLIO VATICANO II. Decreto Unitatis Redintegratio (UR) sobre o ecumenismo. Roma, 1964. Disponível em: .
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição dogmática Dei Verbum (DV) sobre a revelação divina. Roma, 1965. Disponível em: .
CONCÍLIO VATICANO II. Declaração Dignitatis Humanae (DH) sobre a liberdade religiosa. Roma, 1965. Disponível em: .
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et Spes (GS) sobre a Igreja no mundo atual. Roma, 1965. Disponível em: .
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais. Roma, 2003. Disponível em: .
Catecismo da Igreja Católica. Roma: 1997 (primeira edição, provisória: 1992). Disponível em: .
CNBB. Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. Brasília: CNBB, 2014.
CONIC/CNBB. Campanha da fraternidade ecumênica 2021: texto-base. Brasília: CNBB, 2020. Disponível em: <https://www.conic.org.br/portal/files/cf_texto_base_2021.pdf>.
CUÉ, C. “El Papa me pidió perdón, está espantado con los abusos, esto es un tsunami”. El país, 19 mai. 2018. Disponível em: .
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nova Iorque: ONU, 1948. Disponível em: .
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii Gaudium (EG). Roma, 2013. Disponível em: .
FRANCISCO. Encontro do santo padre com os jornalistas durante o voo de regresso do Brasil. 28 jun. 2013. Disponível em: .
FRANCISCO. Entrevista ao papa Francisco: Pe. Antonio Spadaro. 19 ago. 2013. Disponível em: .
FRANCISCO. Carta do papa Francisco por ocasião do centenário da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica argentina. 3 mar. 2015. Disponível em: .
FRANCISCO. Mensagem do papa Francisco ao congresso internacional de teologia junto da Pontifícia Universidade Católica. Buenos Aires, 1-3 set. 2015. Disponível em: .
FRANCISCO. Discurso do papa Francisco aos participantes no congresso promovido pela congregação para o clero, por ocasião do cinquentenário dos decretos conciliares Optatam Totius e Presbyterorum Ordinis. Roma, 20 nov. 2015. Disponível em: .
FRANCISCO. Exortação pós-sinodal Amoris Laetitia (AL). Roma, 2016. Disponível em: .
FRANCISCO. Conferência de imprensa do santo padre durante o voo Baku-Roma. 2 out. 2016. Disponível em: .
FRANCISCO. Discurso do papa Francisco aos participantes no encontro por ocasião do XXV aniversário do Catecismo da Igreja Católica promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Roma, 11 out. 2017. Disponível em: .
FRANCISCO. Coletiva de imprensa do santo padre durante o voo de regresso. 15 set. 2021. Disponível em: .
FRANCISCO. “A liberdade nos assusta”. Íntegra da conversa do Papa Francisco com os jesuítas eslovacos. IHU, 22 set. 2021. Disponível em: .
a-liberdade-nos-assusta-integra-da-conversa-do-papa-francisco-com-os-jesuitas-eslovacos
HERCULANO-HOUZEL, S. “O cérebro homossexual”. Mente & cérebro, nº165, 2006, p. 46-51.
HERNÁNDEZ, A. “El bendito encuentro entre Francisco y Diego”. Hoy, 26 jan. 2015. Disponível em: .
JOÃO XXIII. Discurso de sua santidade papa João XXIII na abertura solene do SS. Concílio. Roma, 11 out. 1962. Disponível em: .
JOÃO XXIII. Carta encíclica Pacem in Terris. Roma, 1963. Disponível em: .
LEERS, B.; TRASFERETTI, J. Homossexuais e ética cristã. Campinas: Átomo, 2002.
LIMA, L. “O Papa, os Gays e o Ídolo da Doutrina Imutável”. IHU, 28 out. 2020. Disponível em: .
LIMA, L. Teologia e os LBGT+: perspectiva histórica e desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021,
MARTEL, F. No armário do Vaticano. Rio de Janeiro, Objetiva: 2019.
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. Roma, 1993. Disponível em: .
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. “Che cosa è l’uomo?” (Sal 8,5): un itinerario di antropologia bíblica. Vaticano, 2019. Disponível em: .
PIO XI. Carta encíclica Casti Connubii sobre el matrimonio cristiano. Roma, 1930. Disponível em: .
PIQUÉ, E. “El Papa pidió una ley de convivencia civil para los gays: ‘tienen derecho a estar cubiertos legalmente’”. La Nacion, 21 out. 2021. Disponível em: .
REYES, H. “Francisco aparta al Dicasterio de Comunicación de la gestión de la crisis por las uniones civiles”. Religión digital, 2 nov. 2021. Disponível em: .
SALZMAN, T.; LAWLER, M. A pessoa sexual: por uma antropologia católica renovada. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luís Corrêa Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).