Por que é preciso ler e estudar José Comblin?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2025.v8n1.p12-32

Palavras-chave:

Teologia, História, Ação, Jesus Cristo, Espírito Santo

Resumo

Este artigo procura mostrar a importância do pensamento e da prática de José Comblin, teólogo belga radicado no Brasil, para o contexto eclesiológico atual. Tendo como alvo preferencial as novas gerações de cristãos, ele apresenta os temas centrais da teologia combliniana e que, a nosso ver, necessitam ser retomados, para fazer frente aos grandes desafios da sociedade contemporânea – às igrejas cristãs, em especial a Católica Apostólica Romana. No desenvolvimento do texto, resgatou-se eixos centrais da pneumatologia combliniana, a saber: a Vida, a Palavra, a Liberdade, a Ação e a Comunidade/Povo de Deus. O texto se esforça em torná-lo mais conhecido e, por consequência, mais estudado a obra de um teólogo que muito contribuiu para a renovação pastoral da Igreja Católica Latino-Americana, sobretudo em ambiente urbano, e o resgate da missão em regiões onde a presença do clero se faz menos presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edelcio Ottaviani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Concluiu seu Pós-doutorado em Filosofia, em julho de 2010, sob a supervisão da Profa Salma Tannus Muchail na PUCSP. Doutorou-se em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (1996) onde adquiriu seu título de mestre em 1992, sob a orientação do Prof. André Bertein. Defendeu sua dissertação de mestrado em Teologia Sistemática pela PUCSP em maio de 2013, sob a orientação do Prof. Dr. Cônego Antonio Manzatto. Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção- UNIFAI (1984), Bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2011) no aproveitamento do curso livre de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora d'Assunção (1988). Exerceu o cargo de Reitor do Centro Universitário Assunção- UNIFAI por dois mandatos consecutivos (2012-2016; 2016-2020). É professor do Programa de Estudos Pós-graduados (PEPG) da Faculdade de Teologia Nossa Senhora d'Assunção da PUCSP. Tem experiência na área de Filosofia na interface com a Teologia, centrando sua atenção na práxis de Jesus como paradigma ético da construção de si e na análise dos modelos eclesiológicos. Pesquisou os fundamentos da Ética do Discurso e atualmente faz sua pesquisa nos conceitos de Poder Pastoral, Governamentalidade, Movimentos de contraconduta (beguinas, movimentos espirituais da Idade Média), relação mestre-discípulo em Michel Foucault. No campo teológico, pesquisa as contribuições de José Comblin ao pensamento teológico latino-americano, com ênfase nas noções de "sinais dos tempos" e "profetismo". Articula o pensamento de Michel Foucault e José Comblin, por meio da noção "Ontologia Critica do Presente". Aborda paralelamente os seguintes temas: religião, autonomia, liberdade, educação, ética, cuidado de si, governo de si e governo dos outros. É líder do Grupo de Pesquisa José Comblin (GPJC-PUCSP), com a participação de pesquisadores de diferentes Universidades e Institutos de Teologia. Exerce seu ministério presbiteral na Arquidiocese de São Paulo (Paróquia São Pedro Apóstolo do Jd. Independência / Zona Leste de SP), tendo sido ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1988, por D. Luciano Mendes de Almeida

  • Anderson Frezzato, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)

    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Teologia pela Puc-SP. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e graduação em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2014). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental Sistemática. É especialista no campo da formação de presbíteros católicos, com pós graduação para Formadores de Seminários Católicos e Casas de Formação pela Faculdade Dehoniana, Taubaté -SP (2015). É graduado em Tecnologia de Gestão Financeira, pela Universidade Paulista - SP (2018). Pós graduado em Gestão Financeira pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - (2021).

Referências

BÍBLIA de Jerusalém. Nova edição revista e ampliada. 2ª reimpressão. São Paulo: Paulus, 2002.

BOSSCHAERT, Dries. La “théologie des réalités terrestres” de Gustave Thils”: une construction théologique complétée par une approche sociétale? Revue Théologique de Louvain, n. 47, p. 353-377, 2016.

COMBLIN, José. A força da Palavra. Petrópolis: Vozes, 1986.

COMBLIN, José. A ideologia da segurança nacional: o poder militar na América latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

COMBLIN, José. A liberdade cristã. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2010.

COMBLIN, José. A profecia na Igreja. São Paulo: Paulus, 2008.

COMBLIN, José. A vida em busca da liberdade. São Paulo: Paulus, 2007.

COMBLIN, José. A vocação para a liberdade. São Paulo: Paulus, 1998.

COMBLIN, José. O neoliberalismo: ideologia dominante na virada do século. Petrópolis: Vozes, 2000.

COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.

COMBLIN, José. O tempo da ação. Ensaio sobre o Espírito e a História. Tradução de Celina Monteiro. Petrópolis: Vozes, 1982.

COMBLIN, José. Théologie de la Révolution. Paris: Ed. Univ., 1970.

DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II. Dei Verbum. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2002.

DONALD Trump afirma que EUA estão perdendo o Cristianismo e recomenda leitura da Bíblia. 29 de marco de 2024. Jornal da Record. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zUUiNKjnC0w. Acesso em 29 de janeiro de 2025.

EUA vão assumir controle de Gaza, defende Trump ao lado de Netanyahu. Folha de São Paulo. 05 de fevereiro de 2025, p. A28.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. Aula de 14 de março. Curso ministrado no Collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b, p. 297-327.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes. 2021.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: ascensão do capitalismo de desastre. Tradução de Vania Cury. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MUGGLER, Monica. Padre José Comblin. Uma vida guiada pelo Espírito. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2013.

PRESOS por Biden, deportados por Trump: imigrantes dão relatos à CNN. CNN. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/presos-por-biden-deportados-por-trump-imigrantes-dao-relatos-a-cnn/. Acesso em 29 de janeiro de 2025.

SOUZA, Alzirinha Rocha; ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Fazer a Igreja Católica se mover: a pertinência do Evangelho no mundo contemporâneo. Revista Paralellus – Revista de Estudos de Religião – UNICAP, 9 (22), 2018, p. 670. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1324. Acesso em 06 de fevereiro de 2025.

STEVE Bannon comanda ataque orquestrado ao papa e a suas ideias. Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/mundo/steve-bannon-comanda-ataque-orquestrado-ao-papa-e-a-suas-ideias/. Acesso em 29 de janeiro de 2025.

THILS, Gustave. Théologie des réalités terrestres. V. I. Préludes. Bruges – Paris: Desclée De Brouwer, 1947.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

OTTAVIANI, Edelcio; FREZZATO, Anderson. Por que é preciso ler e estudar José Comblin?. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 1, p. 12–32, 2025. DOI: 10.25247/2595-3788.2025.v8n1.p12-32. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/3126.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 208

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.