A narrativa fraticida de Abimelec rumo ao poder
uma interface da (neo)teocracia à brasileira (Jz 9,1-6)
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2022.v5n1.p170-185Palavras-chave:
Narrativas bíblicas, Abimelec, Relatos históricos, Juízes 9Resumo
Uma narrativa só existe em função de uma determinada realidade. Está diretamente implicada aos interesses de um grupo social. Não existe aleatoriamente. Provém de um motivo que a faz existir. Tem a força de significar alternativas. Seja pelo processo da oralidade, das esculturas, dos desenhos ou sinais. a narrativa está inserida em um contexto social e cria uma rede de significados. O artigo compreende a narrativa ao redor do personagem Abimelec, exposta no livro bíblico dos Juízes (Jz), capítulo 9, versículos 1-15, como uma parábola contrária ao regime da monarquia que se instalou na região norte de Israel, em meados do século VIII a.C. Longe de toda forma de anacronismo, o exercício do poder, seja qual for a instância ou instituição, pauta-se pelo ideal da ética e da justiça social.
Downloads
Referências
BETTO, Frei. O diabo na corte: leitura crítica do Brasil atual. São Paulo: Cortez Editora, 2020.
DIETRICH, Luiz José. Quando a fé faz mal, desumaniza e mata. Reflexões sobre o monoteísmo no Primeiro Testamento. Disponível em https://www.padrefrizzo.com.br/post/quando-a-fe-faz-mal-desumaniza-e-mata. Acesso em: 11 nov. 2020.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Outras palavras & autonomia literária, 2017.
FRIZZO, Antonio Carlos. Divindades roubadas: cultos populares no livro dos Juízes. RIBLA, São Paulo, n. 75, p. 33-45, 2017.
KAEFER, José Ademar. A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel e Judá. São Paulo: Paulus, 2015.
LAMADRID, Antonio González. As tradições históricas de Israel: introdução à história do Antigo Testamento. Petrópolis: Vozes, 2001.
LIVERANI, Mario. Antigo Oriente: história, sociedade e economia. São Paulo: Edusp, 2016.
MAZAR, Amihai. Arqueologia na terra da Bíblia, 10.000 – 586 a.C. São Paulo: Paulinas, 2003.
PASSOS, João Décio. No lugar de Deus: ensaios (neo)teocráticos. São Paulo, Paulinas, 2022.
RÖMER, Thomas. A chamada história deuteronomista: introdução sociológica, histórica e literária. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antonio Carlos Frizzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).