Aproximação entre o pensamento de Tillich e a perspectiva de Freud no contexto da religião e cultura
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2020.v3n2.p585-610Palavras-chave:
Teologia, Psicanálise, Convergências.Resumo
Este artigo é fundamentado no pensamento de Paul Tillich a respeito da relação entre religião e cultura apresentado em sua obra, A era protestante [1948] (1992), e nas ideias expostas por Sigmund Freud em O Futuro de uma Ilusão [1927] (1985). O objetivo é refletir sobre a forma como esses dois pensadores tratam a questão e apresentar pontos de convergência entre eles. Em primeiro lugar, é apresentado o pensamento de Tilllich sobre religião e cultura. Num segundo momento, é feita uma exposição das principais ideias de Freud sobre a relação entre esses dois temas, e, por último, são apontados aspectos práticos a ser considerados por uma sociedade mais tolerante e mais justa. A metodologia usada constou, em primeiro lugar, da leitura do pensamento tillichiano sobre o tema; em seguida, foram lidos trabalhos de Freud relacionados com a religião e a cultura e, finalmente, foram estabelecidos pontos de convergência entre os dois autores.Downloads
Referências
ALLPORT, G. The Individual and his Religion. New York: M. Company, 1950
ALVES, R. Prefácio in DROGUETT, J. G. Desejo de Deus: diálogo entre Psicanálise e Fé. Petrópolis: Vozes, 2000.
BRAATEN, C. Paul Tillich e a tradição Cristã Clássica. In: Perspectivas da Teologia Protestante nos séculos XIX e XX. São Paulo: ASTE, 1999.
CALVANI, C. E. Teologia e MPB. São Bernardo do Campo: UMESP/São Paulo: Loyola, 1998.
FREUD, S. O Futuro de uma Ilusão. [1927] 1987. Obras Completas. Vol XXI. Obras Completas. 2ª Edição. Rio de janeiro: Imago, 1987.
FREUD, S. Interesse científico da Psicanálise. [1913] Vol. XIII. Obras Completas. 2ª Edição. Rio de janeiro: Imago, 1987.
GARCIA-ROZA, A. O mal radical em Freud. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1977.
GUIRARDO, M. Psicanálise e Análise de Discurso. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1994.
LUNA, D.; DUBEUX, T. Algumas reflexões sobre o conceito de pulsão em Freud e Lacan. Psicanalítica, a.1, n. 1, Recife, 1993. (Publicação do Círculo Psicanalítico do Recife).
RICOEUR, P. Da interpretação:ensaio sobre Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
ROCHA, Z. Aproximações. Recife: Ed. Universitária/UFPE, 1995.
ROSA, M. O Ministro Evangélico: sua identidade e integridade. Duque de Caxia: AFE, 1982.
STOKES, A. Ministry after Freud. New York: The Pilgrim Press, 1985.
TILLICH, P. A Era Protestante. São Paulo: Ciências da Religão, 1992.
TILLICH, P. Filosofía de la Religión. Buenos Aires: Ediciones Megapolis, 1973.
TILLICH, P. Teologia Sistemática. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2005.
TILLICH, P. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).