Teologia e pós-colonialidade: indicações a partir da interculturalidade

Autores

  • Alonso Gonçalves Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2018.v1n2.p460-474

Palavras-chave:

Pós-colonialismo. Religião. Teologia. América Latina.

Resumo

Os estudos pós-coloniais se configuram como uma chave de leitura da colonialidade, principalmente na formulação de epistemologias descentralizadas. Assim, os estudos pós-coloniais fornecem importantes ferramentas hermenêuticas para se pensar em aspectos religioso-teológicos. A concepção pós-colonial se dá a partir da tomada de consciência de uma condição de subalternidade epistemológica. O que nos propomos com esse artigo, é pensar alguns traços da teologia do colonizador e os desafios que daí decorrem para a teologia pós-colonial, que se ocupa do tema da interculturalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alonso Gonçalves, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
    Bacharel em Teologia (FTBC/FAETESP - 2004); Licenciatura em Filosofia (ICSH/CESB - 2006); Mestrado em Ciências da Religião (UMESP - 2014); Doutorando em Ciências da Religião (UMESP) com o fomento (bolsista) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Integra os Grupos de Pesquisa Teologia no Plural, Paul Tillich e Memória religiosa e vida cotidiana: interpretações historiográficas e teológico-literárias (UMESP). Pastor batista (CBB).

Referências

BARROS, Marcelo. O sabor da festa que renasce: para uma teologia afro-latíndia da libertação. São Paulo: Paulinas, 2009.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

COMBLIN, José. “A teologia das religiões a partir da América Latina”. In:

TOMITA, Luzia E.; BARROS, Marcelo; VIGIL, José María (Orgs.). Pluralismo e libertação: por uma teologia latino-americana pluralista a partir da fé cristã. São Paulo: Loyola, 2005, p. 47-70.

DOMEZI, Maria Cecilia. Deuses em guerra e pacto na América Latina colonial. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.

DUSSEIL, Enrique. 1492 – El encubrimiento del otro: hacia el origen del mito de la modernidad. 3. ed. Quito: Abya-Yala, 1994.

DUSSEL, Enrique. Filosofías del sur: descolonización y transmodernidad. Cidade do México: Akal, 2015.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Religião e interculturalidade. São Leopoldo: Sinodal, 2007.

GONZÁLEZ, Justo L. Cultura e evangelho: o lugar da cultura no plano de Deus. São Paulo: Hagnos, 2011.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

IRARRAZAVAL, Diego. De baixo e de dentro: crenças latino-americanas. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2007.

KARNAL, Leandro. “Catolicismo na América Latina: período da conquista e da colonização”. In: SILVA, Elaine Moura da; BELLOTTI, Karina Kosicki;

CAMPOS, Leonildo Silveira (Orgs.). Religião e sociedade na América Latina. São Bernardo do Campo: UMESP, 2010, p. 17-31.

MIGNOLO, Walter D. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.

OLIVEIRA, David Mesquiati de. Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa. São Leopoldo: Sinodal, 2011.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder e classificação social”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 84-130.

RIEGER, Joerg. “Libertando o discurso sobre Deus: pós-colonialismo e o desafio das margens”. Estudos de Religião, ano XXII, n.º 34, jun., 2008, p. 84-104.

SCHOBINGER, Juan. “As religiões ameríndias”. In: DUSSEL, Enrique (Org.). Historia liberationis: 500 anos de história da Igreja na América Latina. São Paulo: Paulinas, 1992, p. 35-68.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

VIGIL, José Maria. Teologia do pluralismo religioso: para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.

WALIGGO, John. “Inculturação”. In: LOSSKY, Nicholas [et. al.] (Eds.). Dicionário do movimento ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 651.

WIRTH, Lauri Emílio. “Protestantismos latino-americanos: entre o imaginário eurocêntrico e as culturas locais”. In: FERREIRA, João Cesário Leonel (Org.). Novas perspectivas sobre o protestantismo brasileiro. São Paulo: Fonte Editorial/Paulinas, 2009, p. 15-46.

WIRTH, Lauri Emílio. “Religião e epistemologias pós-coloniais”. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de ciência da religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013, p. 129-142.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

GONÇALVES, Alonso. Teologia e pós-colonialidade: indicações a partir da interculturalidade. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 2, p. 460–474, 2018. DOI: 10.25247/2595-3788.2018.v1n2.p460-474. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1256.. Acesso em: 14 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 169

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.