A nova Revista de Teologia da UNICAP
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2018.v1n1.p5-7Resumo
Fronteiras: nasce uma nova Revista de Teologia no Recife das rebeliões libertárias, terra de poetas e profetas, porto estratégico no Nordeste, cais aberto a um oceano de relações.
Dom Helder Câmara, o “santo rebelde”, nascido no Ceará e consagrado em Pernambuco, chegou à cidade do Recife nos anos da ditadura militar, com a experiência pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da criação do CELAM, da CNBB e com a bagagem do Vaticano II, o concílio que renovou a igreja e a teologia. Helder, dom da Paz, viveu um tempo de muitas restrições, não por acaso, escolheu como lugar estratégico a igrejinha das Fronteiras, um prédio de estilo barroco, símbolo de uma religiosidade tradicional, que se transforma em ponto de partida de uma igreja aberta a um mundo sem fronteiras. E nesse lugar simbólico, o Arcebispo de Olinda e Recife, viveu até a morte, tornando-se um dom para a humanidade, um ícone da igreja e uma inspiração para a Unicap.
Leia mais no documento em pdf.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).