A HISTÓRIA E O ENSINO SOBRE OS POVOS CIGANOS: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
História, Ciganos, Currículo de Pernambuco, Políticas públicasResumo
Neste trabalho buscamos analisar como a história e cultura dos povos ciganos estão sendo contemplados pelos currículos de Pernambuco, afim de provocarmos um olhar crítico sobre a falta dessas história nas salas de aula. Debruçando-nos sobre editos legais, acadêmicos, literários e virtuais buscamos uma compreensão das barreiras idealizadas por inúmeras personagens institucionais e sociais que resultaram na realidade em questão. Nos auxiliamos a autores como a cigana, historiadora e antropóloga, Débora Soares karpowicz (2018); Circe Mari Fernandes Bittencourt (2008) e Luanda Almeida Reis da Silva (2017). Subdividimos o estudo nos temas: Pensando as ausências e os povos ciganos na educação e Estudo da história e cultura cigana: uma espera histórica. Concluímos que, não só pelo excesso de ritos burocráticos ao trâmite de matérias legislativas, os currículos de Pernambuco tenderam a perpetuar o silenciamento ao qual esses povos foram submetidos durante a história.
Downloads
Referências
ALEPE, Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Comissão de Cidadania ouve representantes do povo cigano. Recife, 2023. Disponível em: https://www.alepe.pe.gov.br/2023/05/31/comissao-de-cidadania-recebe-representantes-do-povo-cigano/. Acesso: 05 de março de 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Planalto, Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso: 05 de março de 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versa ofinal.pdf Acesso: 01 de março de 2024.
BITTENCOURT, Circe Mari Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos - 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
CICCO, Claudio; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Teoria Geral e Ciência Política.
ª.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
KARPOWICZ, Débora Soares. Ciganos: História, Identidade e Cultura - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
LANDIM, Paes. PROJETO DE LEI N.º 2.082, DE 2003 – Câmara dos Deputados, Brasília, 2003. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=135107#:~:text=Altera%20dispositivos%20da%20Lei%20de,da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica%20e%20superior. Acesso: 15 de abril de 2024.
MOONEN, Frans. Anticiganismo: os Ciganos na Europa e no Brasil. 3ª edição digital revista e atualizada - Recife – 2011.
MPF, Ministério Público Federal. Dia Nacional dos Povos Ciganos: MPF apresenta balanço do trabalho em defesa dos direitos desse povo tradicional.
Procuradoria-Geral da República, Brasilia, 2024. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2024/dia-nacional-dos-povos-ciganos-mpf-apresenta-balanco-do-trabalho-em-defesa-dos-direitos-desse-povo-tradicional#:~:text=Estima%2Dse%20que%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o,acampamentos%20ciganos%2C%20em%2021%20estados. Acesso: 16 de agosto de 2024
OLIVEIRA, Lívia Sudare de. CIGANOS NO BRASIL DO DEGREDO À BUSCA POR DIREITOS SOCIAIS. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina. UNISUL. Florianópolis/SC, 2013. Disponível em https://repositorio-api.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/e0b26f68-7569-422c-8fff-13faa837ecd9/content Acesso: 01 de Out 2024
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental – 2019. Disponível em: https://www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br/selecao-simplificada/CURRICULO-DE-PERNAMBUCO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf Acesso: 05 de março de 2024.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco – Ensino Médio – 2020. Disponível em: https://portal.educacao.pe.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/CURRICULO _DE_PERNAMBUCO_DO_ENSINO-MEDIO-2021_Final.pdf Acesso: 05 de março
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Igor Maximiliano Araujo Freire, Jaelson Gomes de Andrade Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


