HISTÓRIAS DE VIDA NA ESCOLA: TECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

Autores

  • Matheus Siqueira Barboza Universidade Federal Rural de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

História Local, Ensino de História, Tecnologia Social da Memória

Resumo

O presente artigo traz os resultados parciais de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em desenvolvimento sobre o uso da Tecnologia Social da Memória – entendida como uma metodologia do Museu da Pessoa para construção de projetos de Memória Social – em atividades de ensino e pesquisa em História Local, a partir da aplicação desta em colaboração com os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Monsenhor João Marques, município de Saloá-PE. Os resultados permitem dialogar com o que vem sendo debatido dentro dos estudos de História Local, perpassando questões da História Oral, da História Pública Digital e dos desafios que se colocam para a historiografia do século XXI. Para além dos resultados a nível educativo, a realização do projeto possibilitou a digitalização de dezenas de fontes de acervo pessoal e depoimentos de História Oral, que serão compartilhado com a comunidade através de um e-book, além dos resultados colaterais que possibilitaram a criação da página do Instagram “Projeto Memórias de Saloá”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Siqueira Barboza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Mestrando em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. cap. 5, p. 155-203.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. DE. UM QUASE OBJETO: algumas reflexões em torno da relação entre história e região. Em: LEAL, M. DAS G. DE A.; FARIAS, S. O. (Eds.). História Regional e Local III, reflexões e práticas nos campos da teoria, pesquisa e do ensino. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2015. p. 37–62.

BARROS, José D‘Assunção. Seis desafios para a historiografia do novo milênio. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 21, n. 33, p. 248-292, 2019. DOI 10.5752/P.2237-8871.2020v21n33p248-292. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/21827/17061. Acesso em: 15 ago. 2024.

BOSCHI, Caio César. Por que estudar História?. São Paulo: Ática, 2007. 72 p.

CAVALCANTI, E. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 272–292, 2018.

CERRI, L. F. OS CONCEITOS DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E OS DESAFIOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2133. Acesso em: 24 nov. 2024.

CERRI, L. F. Cidade e identidade. Região e Ensino de História. Temas e Questões para o Ensino de História do Paraná, n. 1a, p. 27–42, 2008.

COSTA, A. História Local. Em: FERREIRA, M. DE M.; OLIVEIRA, M. M. D. DE (Eds.). Dicionário de Ensino de História. 1a ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. p. 132–136.

FERNANDES, J. R. O. Um Lugar na Escola para a História Local. Ensino em Re-vista, v. 4, n. jan/dez, p. 43–51, 1995.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: velhas questões, novos desafios. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. cap. 9, p. 169-186.

FONSECA, Selva Guimarães. O Estudo da História Local e a Construção de Identidades. In: FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003. cap. 10, p. 153-162.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terrra, 1996. 166 p.

JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & Abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. cap. 5, p. 43-64.

LUCCHESI, Anita. Conversas na antessala da academia: o presente, a oralidade e a história pública digital. História Oral, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 39-69, 2014. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/341. Acesso em: 27 jul. 2024

MAYNARD, Dilton Cândido Santos. Passado Eletrônico: Notas sobre a História Digital. Acervo, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 103-116, 2016. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/726. Acesso em: 26 jul. 2024.

MUSEU DA PESSOA. Tecnologia Social da Memória: Para comunidades, movimentos sociais e instituições registrarem suas histórias. 1. ed. São Paulo: Fundação Banco do Brasil, 2009. 100 p. Disponível em: https://museudapessoa.org/wp-content/uploads/2021/06/Livro-Tecnologia-Social-da-Memoria.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Caffé. Produção: Vania Catani. Roteiro: Eliane Caffé, Luiz Alberto de Abreu. Fotografia de Hugo Kovenski. [S. l.]: Gullane, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WkTTITex2RE. Acesso em: 29 nov. 2024.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 28-51, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.18225/liinc.v11i1.797. Disponível em: http://www.ibict.br/liinc. Acesso em: 20 ago. 2024.

PAIM, E. A.; PICOLLI, V. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino, v. 13, n. 1, p. 107–126, 2007.

SAMUEL, R. História Local e História Oral. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, p. 219–243, 1990.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

HISTÓRIAS DE VIDA NA ESCOLA: TECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3203

Artigos Semelhantes

11-20 de 79

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.