LUGARES DE MEMÓRIA, UM OLHAR AFETIVO PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - A EXPERIÊNCIA PIBID DA EREM SANTOS DUMONT
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, História Local, Ensino de HistóriaResumo
O presente trabalho relata a experiência com a Educação Patrimonial através da parceria da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Santos Dumont e o PIBID História da Universidade Federal de Pernambuco com a Coordenação do Professor Arnaldo Martin Szlachta Junior. Os objetos de estudo são lugares de memória, estima, diversão, aprendizado, moradia e convivência para quem transita pelo bairro de Boa Viagem, em Recife - Pernambuco. Através das Semanas de Educação Patrimonial, criamos um Podcast chamado Lugares de Memória em Boa Viagem. Segue link de acesso através da plataforma Spotify: <https://open.spotify.com/show/2zm87zFukYcMbjWt4bFLUH>.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file>. Acesso em 02/10/2023.
HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
PACHECO, Ricardo. Ensino de História e Patrimônio Cultural: Um percurso docente. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
PERNAMBUCO. Organizador Curricular por Bimestre: Formação Geral Básica - História. Ensino Médio. Site da Secretaria de Educação e Esportes. Disponível em: <https://portal.educacao.pe.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Organizador_Curricular_FBG_Historia.pdf > . Acesso em 27 de julho de 2023.
PIBID HISTÓRIA UFPE. Lugares de Memória em Boa Viagem. Disponível em: <https://open.spotify.com/show/2zm87zFukYcMbjWt4bFLUH>. Acesso em 7 de setembro de 2023.
POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, p. 202, 1992.
SOUZA, Giane Maria de. A cidade sob um olhar. Educação Patrimonial e Ensino Superior: Experiências para o debate. In: TOLENTINO, Átila; BRAGA, Emanuel Oliveira (orgs.) Educação Patrimonial: práticas e diálogos interdisciplinares. Caderno Temático de Educação Patrimonial nº 06. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2017. p. 12-27.
VIANA, Iamara da Silva; MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Educação Patrimonial e Ensino de História. Diálogos. Disponível em: <https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/327>. Acesso em 09/10/2023.
ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. Ensino de história, patrimônio cultural e currículo: reflexões sobre ações educativas em educação patrimonial. Revista Labirinto, Porto Velho-RO, Ano XV, Vol. 22, p. 77-90, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Xavier Viana (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).