A FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA-CEARÁ: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE CONTAM E FAZEM HISTÓRIA

Autores

  • Georgia Rolim da Silva Autor

Palavras-chave:

Festa, Manifestação Cultural,, Grupos Folclóricos

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender o processo histórico das manifestações culturais que acontecem tradicionalmente na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha-Ceará, dando ênfase ao domingo referente a festa e os Reisados. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio iniciou em 1928 com o carregamento do pau da bandeira pelas ruas de Barbalha até a Igreja da Matriz de Santo Antônio onde o mastro é hasteado, permanecendo ali até o ano seguinte, perto do dia da festa, esse mastro é retirado e dá lugar ao outro mastro que será ali novamente hasteado. A festa vai sendo construída na proximidade entre os novos elementos que passam a incorporar a lógica e configuração da manifestação como um grande evento cultural e turístico da cidade de Barbalha, capaz de dar visibilidade ao município, atraindo milhares de pessoas que se deslocam em busca do movimento, das atrações musicais e, sem dúvida alguma, da irreverência das narrativas que garantem o poder milagroso do “pau de Santo Antônio”- capaz de levar ao altar a moça que lhe toque com muita fé ou que venha a bebê-lo em chá, assim como o interesse refere-se às manifestações ritualizadas de fé, sobretudo quando se trata de uma experiência que não se pode vislumbrar em quaisquer paragens; a tradição, portanto, torna-se um atrativo a parte. No domingo de festa acontece o desfile dos folguedos, reisados de congo, couro e baile, dentre outros grupos folclóricos. Com o passar do tempo, foi incorporando à festa aspectos sociais, desfile de folguedos, trazendo um tom mais cultural, através das manifestações que acontecem no dia do cortejo pela manhã, ao lado da Igreja Matriz, percorrendo as principais ruas da cidade. Assim, pode-se ver que a cultura é uma manifestação viva e dinâmica, passando continuamente por transformações, dentro de um processo de ressignificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, José Edvar Costa. Dimensões socioeducativas da Festa do Pau da Bandeira:decifrando pluralidades e multiangulações. In: SOARES, I. M.; SILVA, Í. B M. Sentidos de devoção: Festa e Carregamento em Barbalha. Fortaleza: Iphan, 2013. p. 209.

BARROSO, Oswald. Reisado, um patrimônio da humanidade. In: SILVA, Í. B. M.;

SOARES, I. M. (Org.). Cultura, política e identidades: Ceará em perspectiva. Fortaleza: Iphan, 2014. p. 181-182.

IPHAN. Dossiê de Registro: Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. Ceará: IPHAN, 2015.

SANTOS, Ruth Rodrigues. “A festa que é a mesma, sendo continuamente outra”: a ressignificação da Festa (do pau da bandeira) de Santo Antônio de Barbalha Ceará através das mudanças e continuidades. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SILVA, Josier Ferreira. Santo Antônio de Barbalha: memórias de festa e fé! In: SOARES, I. de M.; SILVA, I. B. M. Sentidos e devoção: festa e carregamento em Barbalha. Fortaleza: Iphan, 2013. p. 214-237.

SOUZA, Océlio Teixeira. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE) e o Processo de Romanização do Catolicismo Brasileiro (1928-1972). Embornal, v. 2, n. 4, p. 48-69, 2011.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

A FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA-CEARÁ: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE CONTAM E FAZEM HISTÓRIA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 90-105. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2639

Artigos Semelhantes

11-17 de 17

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.