O nominalismo psicológico acerca dos universais em João Buridano [The psychological nominalism about universals in John Buridano]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2011.v1n2.p%25pResumo
Sob muitos aspectos algumas das posições de João Buridano podem ser encaixadas dentro de uma tradição nominalista. Esse é o caso, por exemplo, de sua posição quanto ao problema dos universais. Como em geral fazem os nominalistas, Buridano nega qualquer estatuto ontológico a entidades universais extramentais, ou seja, não há qualquer correspondência entre as generalizações ou nominalizações abstratas que fazemos e entidades universais extramentais. Para ele, universais são conceitos cuja existência restringe-se a mente. Nesse sentido, conforme Peter King, a resposta de Buridano ao problema dos universais assume uma perspectiva psicológica tendo como base três teses, a saber: (1) A cognição intelectiva depende da cognição sensitiva; (2) A cognição sensitiva é sempre singular; (3) A cognição intelectiva pode ser singular e pode ser universal. Meu objetivo neste texto é apresentar brevemente às duas primeiras e examinar mais particularmente a terceira na medida em que, segundo King, é a mais problemática. Pois, se cognição intelectiva depende da cognição sensitiva e, esta última é sempre singular, como a cognição intelectiva pode ser tanto singular quanto universal?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.