Gilles Deleuze: “O que é a filosofia?”. Uma recepção criativa desde a América Latina
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2018.v1n1.p181-198Resumo
Os filósofos latino-americanos que intentam pensar a América Latina, possivelmente, desde que G. W. F. Hegel denunciou que "Tudo o que ali sucede era apenas eco da Europa", tem-se preocupado com sua originalidade. Atualmente, por exemplo, Leopoldo Zea, Enrique Dussel, Arturo Andrés Roig, entre outros, dedicaram suas obras, em grande parte, a resolver tal problema. Essa crítica de Hegel ao pensamento latino-americano, me foi sugerida, também, pela leitura da obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari intitulada "O que é a filosofia". De tal forma que, neste texto, realizamos uma recepção criativa desse livro, procurando aproveitar sua mensagem com relação ao problema não apenas do fazer filosofia na América Latina, mas do filosofar latino-americanamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.