Elogio à relacionalidade: o pensamento pós-moderno diante do racionalismo moderno [Praise to relationality: the postmodern thought in front of modern rationalism]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2010.v1n2.p41-62Resumen
O presente artigo expõe e opõe duas formas de racionalidade: a racionalidademoderna, tributária principalmente do pensamento cartesiano, e a racionalidade
encontrada na pós-modernidade. Tal divisão é traduzida em um pensamento
forte e o seu outro: o pensamento fraco (penserio debole). Em outros termos,
duas visões de logos são postas face a face: uma razão tecnicista/instrumental
e uma racionalidade que vai além dos limites classica e canonicamente aceitos,
principalmente compilados pelo método cartesiano. Neste diálogo, o pensamento
de Descartes é proposto como matriz reificante da racionalidade moderna
e vários desdobramentos dessa razão moderna são rejeitados, enfaticamente,
pelo abandono de toda possibilidade de se trabalhar com bases em um
fundacionalismo e a rejeição das metanarrativas – tentativas de compreender a
História a partir de grandes movimentos teleologicamente orientados. Como
ruptura dessa tensão, emerge o conceito de princípio de relacionalidade
(integração relacional do humano – objetividade – subjetividade – e deste com
o outro –, o outro que é o próximo, o cosmo e o totalmente Outro). Nessa
passagem, pensadores como Nietzsche e Heidegger são convocados justamente
por representarem a transição entre os pensamentos moderno e pósmoderno.
Nesse ínterim, o ser deixa de ser percebido como estrutura e passa a
ser tomado enquanto evento. Essa mudança implica, por sua vez, transformações
no seio do próprio ser. Assim, novos contornos ontológicos
epistemológicos despontam, o que vem a ser explorado ao fim do artigo.
Pavavras-chave: Epistemologia; racionalidade; pós-modernidade.
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2012-01-19
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Cómo citar
ROCHA, Alessandro Rodrigues. Elogio à relacionalidade: o pensamento pós-moderno diante do racionalismo moderno [Praise to relationality: the postmodern thought in front of modern rationalism]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 2, p. 41–62, 2012. DOI: 10.25247/P1982-999X.2010.v1n2.p41-62. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/31.. Acesso em: 22 nov. 2024.