A função dos hábitos no pensamento reflexivo, segundo John Dewey [The function of habits in the reflective thought, following John Dewey]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2012.v1n1.p135-161Abstract
John Dewey, em sua teoria do conhecimento, atribui um papel fundamental aos processos de pensamento reflexivo. Além disso, descreve o comportamento humano em termos de hábitos integrados, que se manifestam na conduta. Este trabalho espera mostrar que, segundo uma visão naturalista do ser humano e de suas capacidades cognitivas, os próprios processos mais sofisticados de pensamento e reflexão são concebidos como efeitos de hábitos instalados nos indivíduos. Como tais, possuem sua origem, em parte, nas capacidades e disposições inatas, desenvolvidas ao longo da evolução, e em parte nos processos de aprendizagem que ocorrem nas interações ambientais e sociais. Essa teoria naturalista do conhecimento, que relaciona pensamento reflexivo com hábitos é o resultado da argumentação de Dewey em defesa de uma filosofia que rompe com a tradição abstrata e especulativa, em direção a uma filosofia que confira o maior sentido possível ao conhecimento resultante da experiência, e da relação complexa entre organismo e natureza.
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