A procura de Deus em Agostinho: um caminho de síntese entre tradições [The search for God by Augustin: a path for synthesis among the different traditions]

Autores

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza
  • Iraquitan de Oliveira Caminha

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2012.v1n2.p15-36

Resumo

Partindo da análise de dois textos fundamentais do agostinianismo, o De Libero Arbitrio (Liber II) e o Confessiones (Liber X), este artigo pretende mostrar como o estudo da procura de Deus em Agostinho se revela como o centro de sua filosofia, que é essencialmente uma síntese de tradições. A perspectiva filosófica de Agostinho, construída na sua caminhada em busca de Deus, será examinada explicitando os seguintes aspectos: 1) como este itinerário não tem como objetivo principal a proposição de uma via para se provar a existência de Deus, mas a demonstração da necessidade de se postular um princípio necessário para o contingente, servindo não ao ataque contra os ateus, mas como demonstração da confluência entre as tradições cristã e helenista; 2) como a filosofia em Agostinho é compreendida não só como especulação, mas como itinerário teórico-prático; 3) como a posse da sabedoria, apesar de descoberta e querida naturalmente, torna-se possível apenas sobrenaturalmente. Espera-se que, com a explicitação desses aspectos, se possa alcançar o entendimento de Agostinho, que relaciona verdade e felicidade, visando a considerar, de forma integrada, a especulação e a ação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-03-02

Como Citar

DE SOUZA, Galileu Galilei Medeiros; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. A procura de Deus em Agostinho: um caminho de síntese entre tradições [The search for God by Augustin: a path for synthesis among the different traditions]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 2, p. 15–36, 2013. DOI: 10.25247/P1982-999X.2012.v1n2.p15-36. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/220.. Acesso em: 23 dez. 2024.