Nótulas para uma filosofia jurídico-processual em Tomás de Aquino [Nótulas for a legal and procedural philosophy in Aquinate]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2011.v1n2.p%25pResumo
O presente estudo objetiva elaborar as bases introdutórias de uma filosofia jurídico-processual segundo Tomás de Aquino. Os julgamentos judiciais mereceram signifi cativo destaque no pensamento filosófico do aquinatense, culminando com o que podemos conceber por uma teoria geral do processo medieval-tomista, rompendo em definitivo com os resquícios dos processos ordálios e com os sempre polêmicos procedimentos dos tribunais da Inquisição. Assim é que a partir dos escritos consignados na secunda secundae da Suma Teológica. Tomás de Aquino efetivamente desenvolve uma doutrina do processo judicial, com institutos e categorias que afortunadamente perduram com grande proveito até os dias de hoje. Não obstante tal doutrina tenha se voltado sobretudo ao processo penal, há, sem dúvida, a possibilidade de projeção de suas generalidades para outros ramos do direito processual, designadamente para o processo civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.