ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é o resultado da pesquisa do Programa Concepções e Recursos do Ensino Religioso no projeto Concepções e produção científica do Ensino Religioso do Grupo de Pesquisa Educação e Religião e tem o objetivo de analisar o contínuo processo de construção da identidade do Ensino Religioso, como componente curricular no cenário da educação brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental a partir de legislações e documentos da História da Educação, buscou-se reorganizar o percurso estabelecido para identificar o primeiro modelo de Ensino Religioso utilizado no Estado Brasileiro no período de 1827 a 2010. A partir desse percurso histórico, é possível estabelecer o conceito e estrutura do modelo que é identificado como aquela parte de uma mesma confissão religiosa, e que transmite o que é próprio desta tradição religiosa (visão de mundo, formulações de fé, ética, costumes, práticas rituais, etc.).
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciada sobre uma licença Creativa Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License
Como Citar
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023. Informação e Documentação: referencias: elaboração. Rio de Janeiro, 2002
ALVES, L; JUNQUEIRA, S. Educação Religiosa: construção da identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.
BUENO, E. Brasil: uma história. A incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003.
CECCHETTI, E. A laicização do ensino no Brasil (1889-1934). 2016. 322 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, p.177-229, 1990.
CONCEIÇÃO, F. A religião e a formação do cidadão: um estudo sobre a obra Ensino Religioso e Ensino Leigo de Leonel Franca. 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências de Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
FIGUEIREDO, A. O Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1995.
FRANCA, L. Ensino Religioso e Ensino Leigo: aspectos pedagógicos, sociais e jurídicos. Rio de Janeiro: Schimidt, 1931.
GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JUNQUEIRA, S. Ensino Religioso: espaço dos catecismos. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 36, 1283-1314, 2014.
JUNQUEIRA, S; WAGNER, R. (org). O Ensino Religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat. 2011.
MARINS, J. Escola em missão. São Paulo: Melhoramentos, 1962.
MOTTA, E. Direito Educacional e educação no século XXI. Brasília: UNESCO, 1997.
OLIVEIRA, L.; JUNQUEIRA, S.; ALVES, L.; KEIM, E. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.
SÁ-SILVA, J; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
WERNER. Os problemas nacionais e o Ensino Religioso. Porto Alegre: Globo, 1933.