ÓPIO DO POVO? DESMITIFICANDO A HISTÓRICA RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E MARXISMO
Palavras-chave:
Marxismo, política, religiãoResumo
Pretende-se discutir, a partir de instrumentais teóricos, alguns pontos do pensamento de Karl Marx acerca da religião e como tais ideias foram interpretadas por parte dos seus seguidores e críticos ao longo do tempo. Apresentaremos os intelectuais que inspiraram as breves análises de Marx sobre a temática e tentaremos explicar, a partir do que “diz” o pensador, o real objeto de sua crítica. Traremos para a discussão, como forma de ampliar o que pretendemos demostrar, outros pensadores que se debruçaram sobre o tema, tais como Friederich Engels, Ernst Bloch e Antonio Gramsci. Por fim, tentaremos suscitar discussão acerca do uso equivocado ou manipulado das análises de Marx por grupos religiosos e políticos brasileiros, sobretudo, no último processo eleitoral.
Downloads
Referências
GRAMSCI, A. Materialismo Storico. Roma: Editori Riuniti, 1979.
LÖWY, M. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução. In: MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção capitalista. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
MARX, K. Pró e contra: O julgamento da história. São Paulo: Edições melhoramentos, 1972.
PIO IX. Qui Pluribus. Disponível em <https://www.vatican.va/content/pius-ix/it/documents/enciclica-qui-pluribus-9-novembre-1846.html> Acesso em 07 set. 2023.
PIO XI. Divini Redemptoris. Disponível em <https://www.vatican.va/content/pius-xi/pt/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19370319_divini-redemptoris.html> Acesso em: 07 set. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valdemir de França Souza, Luiz Carlos Luz Marques (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).