Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p91-102Resumo
O presente Artigo propõe-se revisar, criticamente, os principais paradigmas teóricos referentes ao campo do Desenvolvimento Moral, salientando o que cada um desses paradigmas tem contribuído para os Estudos, realizados nessa área, bem como suas limitações. A principal discussão, travada ao longo do texto, é a crítica ao que aqui é chamado de Monologismo – perspectiva epistemológica concentrada em entender o sujeito, tomando-o em sua individualidade e abordando-o, a partir de estruturas internas, subjacentes aos próprios sujeitos. Em oposição às posições monológicas, valorizam-se as contribuições advindas das teorias socioculturais, e salienta-se a função que a linguagem tem sobre processos de construção do conhecimento, sobretudo o papel que a argumentação tem acerca da constituição da consciência moral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-01-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.
Como Citar
SOUTO, Ricardo Pinho; CORNÉLIO, Cecília Gallindo. Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 1, p. 91–102, 2015. DOI: 10.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p91-102. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/484.. Acesso em: 23 nov. 2024.