Argumentação e construção da consciência moral [Argumentation and moral consciousness construction]

Autores

  • Ricardo Pinho Souto UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p193-210

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento moral em adolescentes submetidos
a medida socioeducativa. Focando linguagem e cognição, o objetivo principal
da pesquisa foi relacionar processos de construção social de conhecimentos
no terreno moral, com a argumentação. Neste trabalho, foi realizada revisão
na teoria do desenvolvimento moral piagetiana, uma vez que problemas
desenvolvimentistas relacionados à moral foram pioneiramente investigados
por Jean Piaget. Piaget pesquisou o desenvolvimento moral utilizando respostas
oferecidas por crianças frente a dilemas morais. Fundamentado em Kant,
Piaget encontra dois estágios morais principais: a) heteronomia moral; e b) autonomia
moral. A revisão do paradigma cognitivista assinalou para uma possível
exploração dos aspectos processuais envolvidos no discurso e raciocínio moral.
Levaram-se a campo dilemas hipotéticos com a finalidade de fazer emergir
dilemas reais vivenciados pelos adolescentes. Assumiu-se a premissa de que
dilemas reais são as principais fontes para o entendimento do desenvolvimento
moral. Nas discussões dos dilemas, o pesquisador fez uso de ações discursivas
que visam a instaurar o discurso argumentativo. No artigo, é explorada a dimensão
epistêmica da argumentação. Foi feita uma análise com dois objetivos principais:
a) rastrear processos de transformação de conhecimento; b) identificar a
alteridade presente ao discurso moral dos participantes. Esses objetivos foram
alcançados satisfatoriamente. Na etapa final, discute-se a importância da argumentação
como mecanismo desenvolvimentista para os processos do desenvolvimento
moral.

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Publicado

2012-01-13

Como Citar

SOUTO, Ricardo Pinho. Argumentação e construção da consciência moral [Argumentation and moral consciousness construction]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 1, p. 193–210, 2012. DOI: 10.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p193-210. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/27.. Acesso em: 3 jul. 2024.