Abstrações e individuações [Abstractions and individuations]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2011.v1n2.p%25pResumo
É por demais conhecida a posição hobbesiana sobre aquilo que – em seu tempo – denominava metafísica de Aristóteles. No Capitulo XLVI do Leviatã, sugestivamente intitulado Das trevas resultantes da vã filosofia e das tradições fabulosas, há uma caracterização desta como absurda e contrária à razão natural. Irônico, já na redação do oitavo capítulo da mesma obra, troçava do sistematizador de Tomás de Aquino que mais havia influenciado sua geração: Francisco Suárez. Chamado por Thomas Hobbes de louco ou pretendente a enlouquecer os demais, Suarez é incluído entre os escolásticos que insistem em discutir questões incompreensíveis. Entretanto, no De corpore, Hobbes argumenta pela necessidade de um conjunto de operações mentais (operations of the mind) para denotar a abstração como a causa do nome de qualquer coisa que se suponha ter existência, ou seja, se detém no tema dos universais, tomista por excelência. Este trabalho integra uma pesquisa de doutoramento e, dentro dos limites estabelecidos, concentrará suas atenções na seguinte indagação: de que modo os elementos da individuação dos corpos presumivelmente concretos são expurgados na denotação das abstrações?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.