Fonte: Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)
Dom José Maria Pires tinha 70 anos de ordenação sacerdotal, era o arcebispo emérito da Paraíba. Ele era o bispo mais velho do Brasil e o primeiro bispo negro do país.
Em nota, a Arquidiocese da Paraíba lamentou o falecimento do religioso.
Porém, ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento de dom José.
Dom José Maria morreu neste domingo, em Belo Horizonte, após complicações causadas por uma pneumonia.
O arcebispo teve atuação na defesa dos direitos humanos durante o período de ditadura militar (1964-1985), também intercedeu em conflitos de terra na Paraíba e lutou contra a discriminação e o racismo.
“A igreja perde, neste domingo em que comemoramos o Dia do Catequista, um grande pastor. Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos“, disse o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson.
Biografia
Nascido em 15 de março de 1919 no distrito de Córregos, região Central de Minas, Pires ficou à frente da Arquidiocese de 1966 a 1995.
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, ele tinha 70 anos de ordenação sacerdotal e 60 anos de episcopado.
Filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus, entrou para o seminário em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, aos 12 anos. Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1941, e recebeu a ordenação episcopal em 22 de setembro de 1957.
Seu lema episcopal: Scientiam Salutis (A Ciência da Salvação).
Faça um comentário