Por Rodolfo Libonati

Evento do terceiro dia do Festival 3i, nesta quinta-feira (17), o painel “Jornalismo visual: coberturas independentes por fotos e ilustrações” deu o pontapé inicial na programação. Com mediação de Antonio Junião, jornalista, ilustrador e diretor de Arte e Projetos da Ponte Jornalismo, o diálogo recebeu os jornalistas e fotógrafos documentais Ian Cheibub e Isis Medeiros, e a jornalista, quadrinista e designer, Gabriela Güllich.

Gabriela Güllich apresentou livro que traz uma narrativa visual sobre a transposição do São Francisco

“No jornalismo, para mim, a imagem sempre está atrelada ao texto. E não é uma briga, mas pensa-se o texto e depois a imagem, e nisso ficamos tutelados pelo texto”, disse Junião ao abrir o debate. A partir da fala, os convidados partilharam suas visões e experiências próprias em como levar a imagem ao primeiro plano. “Para mim, o trabalho não funciona sem o texto. Imagens descontextualizadas podem ter várias interpretações, e senti que se eu soltasse as fotos sem dar minha relação com aquilo, não seria tão efetivo”, relatou Isis Medeiros, lembrando a cobertura midiática dos casos das catástrofes de Mariana e Brumadinho, em 2015.

Outro momento marcante ficou por conta de Gabriela Güllich, quando abordou a questão de “não distanciar a pessoa de trabalho” em relação à subjetividade incontornável nas etapas do exercício jornalístico. “A escolha de uma pauta já é subjetiva. Essa questão da imparcialidade é algo que já devia ter ficado para trás”, disse ela, para quem, além da ferramenta visual do jornalismo pelas HQs, importa também contar histórias pouco notadas. “Penso muito em qual é a pessoa que eu retrato, porque o local em que ela está importa para mim”, afirmou, ao tocar na circulação desigual de trabalhos em relação às regiões.

Entre outros assuntos, como colaborações, novos profissionais e novos modelos de financiamento e negócios, o painel “Jornalismo visual: coberturas independentes por fotos e ilustrações” deixou sua marca nesta edição do Festival 3i com abordagens essenciais ao jornalismo atual, cada vez mais independente e diverso em vozes. Você pode (re)ver a conversa aqui: https://youtu.be/CF0Jtq00uPg.

Festival3i2022 #FocaNo3i #Festival3i