Perfil Profissional

& Mercado de Trabalho

O profissional deve ser apto a atuar em qualquer setor da atividade jornalística como produtor intelectual e agente da cidadania, de forma competente, ética, crítica e reflexiva.

Perfil Profissional

O fazer jornalístico é essencialmente coletivo. Além disso, a velocidade das mudanças no mercado da comunicação exige que os profissionais da área sejam multifacetados. O jornalista graduado pela Universidade Católica de Pernambuco estará apto a atuar em qualquer setor da atividade jornalística como produtor de conteúdo e agente da cidadania. A UNICAP incentiva a formação de profissionais plurais através de um ensino interdisciplinar e prático. O estudante de jornalismo aprenderá a:
Planejar, produzir e difundir jornalisticamente a informação
Apurar, interpretar, registrar, editar e divulgar os fatos
Atuar em ambientes de convergência tecnológica e dominar técnicas e ferramentas contemporâneas
Produzir pesquisa científica, conceber, executar e avaliar projetos inovadores que respondam às exigências contemporâneas e ampliem a atuação profissional em novos campos
Comprometer-se com a liberdade de expressão e com o direito à informação, bem como com a missão tradicional do Jornalismo, de fiscalizar os poderes

Mercado de Trabalho

O mundo do trabalho se alterou muito desde que as atividades jornalísticas passaram a ser reconhecidas como tal. São mudanças técnicas, gerenciais, de mercado, de valor que também incidem sobre a área de comunicação me geral e o jornalismo em particular. Essa dinâmica reduz oportunidades em algumas áreas e gera ampliações em outras. À tarefa de reportar e analisar informações da realidade social em jornais, revistas, rádios e TVs, se somaram outras frentes de atuação dos jornalistas:

• O Jornalista pode trabalhar na mídia impressa, digital, em agências de notícias e assessorias de comunicação em organizações públicas e privadas;
• Produção científica, desenvolvendo pesquisas sociais em diversas áreas;
• Pesquisa e produção cinematográfica;
• Análise e consultoria de mercado;
• Gerenciamento de redes sociais.