O podcast Expressão Livre DH abre a temporada 2022 com um episódio dedicado à vida e ao legado de Paulo Freire. O programa que pode ser encontrado nas principais plataformas de áudio (Spotify, Google Podcasts, Anchor) é produzido por estudantes de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), iniciativa do Projeto de Extensão EDUCOMDH – Escola de Educomunicação e Direitos Humanos, em parceria com a Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara e a Dialógica Comunicação Estratégica.

O programa sobre o patrono da educação brasileira que, em 2021, completaria 100 anos, conta com uma entrevista com Aída Monteiro, que trabalhou diretamente com Paulo Freire no Recife, é professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Coordenadora da Rede Brasil de Educação em Direitos Humanos.

“As lições de Paulo Freire nos ajudam a entender que nós temos autonomia, e o processo de autonomia se dá em um processo de conscientização da educação. Uma educação que possibilite ao sujeito se perceber diante da sociedade, e compreender quais são essas interferências que estão acontecendo”, observa Aída Monteiro, sobre os caminhos para combater as fake news a partir dos ensinamentos do pedagogo.

Relatos de estudantes sobre a importância da didática freiriana em suas formações também fazem parte do podcast, assim como as colunas Dialogando, Beabá da Mídia, e Culturalidades.

No Dialogando, Manoel Moraes, advogado, cientista político e coordenador da Cátedra Dom Helder Camara, explica as razões de Paulo Freire ainda ser alvo de certos grupos políticos. “Paulo Freire é perseguido porque ele, como símbolo, como projeto e como teoria na educação, representa o pensamento crítico, e esse pensamento crítico, muitas vezes, vai contra uma lógica conservadora do mundo”, afirma Manoel.

O Beabá da Mídia, com Andrea Trigueiro, jornalista e presidenta da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), é um espaço de letramento midiático, em que comenta a importância de uma alfabetização midiática, que colabora para o combate ao processo de desinformação, a partir de uma visão crítica e reflexiva da mídia.

A coluna Culturalidades, é o lugar em que Marcelo Dantas, historiador, escritor e estudante de jornalismo, traz indicações culturais relacionadas à temática do episódio, como são os casos de “Pa(IDEIA) – Pedagogia da Libertação”, peça teatral do Coletivo Grão Comum e encenada por Júnior Aguiar e Daniel Barros; e de “Paulo Freire: vida de professor”, episódio especial da 451 MHz, o podcast da revista 451.

O Expressão Livre DH tem como objetivo informar sobre os Direitos Humanos, ao traduzir os temas abordados de forma simples e prática, num ambiente de aprendizagem dialógica e educomunicativa, da concepção à publicação.

Construíram esse episódio João Paulo Ribeiro, na apresentação, Marcelo Dantas, na reportagem, produção e apresentação, Rayane Marinho, Laura Martiniano e Elaine Oliveira, na produção, Marcos André e Marcos Gordinho, na edição, e Andrea Trigueiro, na coordenação.

Apresentadores do episódio João Paulo Ribeiro e Marcelo Dantas.

Para acompanhar as novas publicações e outros conteúdos, acompanhe o perfil @expressaolivredh no Instagram.