Publicação experimental do curso de jornalismo apresentará os desafios e projetos da Comunidade do Pilar, encravada no coração do Recife

Os alunos do 7º período do curso de jornalismo da Unicap estão preparando uma edição da Revista Laboratório O Berro que terá a Comunidade do Pilar como foco principal, num especial que discutirá o direito à cidade. A edição, produzida em parceria com alunos do curso de Fotografia da Escola de Comunicação, conta com a participação efetiva de vários representantes da comunidade.

A disciplina Redação Multimídia, ministrada neste semestre 2024.1 pelo professor Dario Brito, é a responsável por “capitanear” o projeto que também conta com trabalhos interdisciplinares desenvolvidos em outras cadeiras, tais como Jornalismo e Políticas Públicas (prof. Cláudio Bezerra), Linguagens Audiovisuais (prof. Alan Campos) e Linguagem Visual para Meios Digitais (profa. Christiane Quaresma). No curso de fotografia, toma parte no projeto Organização e Preservação de Acervos Fotográficos Analógicos e Digitais (prof. João Guilherme Peixoto). Em cada uma dessas disciplinas, os alunos produzirão material para enriquecer ainda mais a experiência do público com as reportagens.

Redação Multimídia ainda conta com a estagiária docente Eduarda Andrade, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e egressa do curso de jornalismo da Unicap. Sua pesquisa de mestrado, aliás, teve a Comunidade do Pilar como tema e ajudou a traçar os caminhos iniciais deste projeto.

O processo de produção desta edição de O Berro já está em estágio avançado, após as visitas dos líderes comunitários Ana Cláudia Miguel, Sandro Roberto e Josafá José ao curso de jornalismo para uma entrevista coletiva, bem como da fotógrafa e empreendedora Adriana Santos, que veio apresentar o projeto Paparazzi do Marco Zero para a turma. No sábado dia 13 de abril, foi a vez de os alunos do curso visitarem a comunidade e conversarem com vários moradores, além de levantarem possíveis fontes e desdobramentos para as suas reportagens.

Encravada num dos pontos mais estratégicos do Recife (no bairro que deu origem à cidade, praticamente em frente à Prefeitura e a poucos metros de um grande parque tecnológico), a Comunidade do Pilar resiste a todos os tipos de especulação imobiliária e tem como maior desafio (além possuir um dos menores IDH da cidade) a permanência no local, mostrando a riqueza humana, artística e de memórias, suscitando um grande debate sobre o direito à cidade e seus caminhos para fazê-lo valer.

Entre as pautas que estão sendo desenvolvidas pelos alunos, encontram-se discussões sobre mobilidade, preservação de memórias, os desafios para a qualificação profissional, os caminhos da empregabilidade, a importância de a comunidade ter voz e também os projetos culturais desenvolvidos por iniciativa própria de moradores, entre outros temas.

Serão, ao todo, 14 reportagens produzidas pela turma que terão a sua versão em revista digital ampliada para um site com conteúdos multimídia adicionais, envolvendo som, audiovisual e recursos interativos. A turma também está preparando conteúdos exclusivos para as redes sociais, num projeto que envolverá jovens da comunidade no processo de produção e edição de conteúdo. A previsão é que esta edição de O Berro esteja finalizada neste semestre para que ocorra o lançamento em 2024.2.