“Ter a oportunidade de contar a história do professor Vlaudmir Salvador, sendo um dos professores que inspiram muitos estudantes, foi gratificante”. A afirmação vem da nossa ex-aluna Elaine Oliveira sobre a produção do documentário “Um Professor Inspirador”. O vídeo, lançado em março deste ano no GloboPlay, é o resultado das experiências que Elaine vivenciou nas oficinas de audiovisual do Geração Futura, em 2022 e presta homenagem ao nosso professor Vlaudimir Salvador.

O Projeto Geração Futura Universidades Parceiras tem o objetivo de manter uma parceria entre o Canal Futura e instituições de ensino superior para garantir a participação de estudantes de todo o Brasil. Os encontros acontecem na sede do Futura, no Rio de Janeiro. A partir dessas experiências compartilhadas, cada estudante produz um documentário para ser exibido na TV e disponibilizado no GloboPlay.

Vlaudmir Salvador ficou orgulhoso por ser escolhido por Elaine para receber a homenagem, entre tantos outros professores da Universidade. Para ele, é satisfatório despertar a lembrança de todos em sua volta. “Eu quero ser lembrado em vida porque eu sou vida. 24 horas eu penso em mudança, eu sou ativo e eu não entreguei ainda os pontos. Você recebeu a missão para fazer aquele ofício (de ser professor) e eu me sinto lisonjeado”, destacou.

Além da participação de Elaine na oficina de audiovisual do Geração Futura, a Universidade Católica de Pernambuco tem o costume de ter estudantes selecionados para participarem do projeto. Alguns destes nomes incluem Sharon Baptista, em 2018; El Hana Filipides, em 2019; e Caio César, que participou da edição de 2024.

Se você tem interesse em participar, fique ligado/a, pois o edital 2025 ainda não saiu. Quem sabe essa pode ser a sua oportunidade?

Assista o documentário completo.

Por Luiz D’Castro.