A nossa ex-aluna Vitória Carolline, formada em 2023.2, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso finalista na Premiação Intercom de Pesquisa em Comunicação. A monografia teve como título “Você consegue se tentar: uma análise crítica do discurso meritocrático da mídia em torno das histórias de superação no telejornalismo” e foi orientada pelo professor Dario Brito.

O Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e tem como objetivo valorizar a produção científica na área da Comunicação em todo o Brasil, a partir do reconhecimento da qualidade das pesquisas produzidas, individualmente, pelos cientistas do país.

O TCC, que parte do pressuposto de que a meritocracia é um sistema falho de ascensão social, analisa reportagens televisivas que abordam narrativas de superação envolvendo jovens estudantes de classe baixa. O TCC visa mostrar a negligência da mídia em mostrar o papel do Estado na melhoria das políticas públicas de acesso à educação, propagando um discurso meritocrático, que desmerece as problemáticas da desigualdade social responsável por afetar diretamente a vida dos estudantes em questão.

“Esse projeto tem uma importância enorme para mim e creio que agrega um grande valor para os estudos em comunicação. É uma honra receber esse reconhecimento”, comenta Vitória sobre ser uma das finalistas.