Alunos de Fotografia aprendem a fazer o Modelo de Negócios
Na noite de 27 de agosto recebemos Maria da Conceição de Moraes Costa do SEBRAE para a orientação da atividade de Modelo de Negócios que ocorreu na aula de Gestão Comercial da Imagem, ministrada pela professora Julianna Torezani, no curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Essa atividade visa fazer o planejamento de um negócio na área de Fotografia, para isso os alunos preencheram o quadro com as informações de proposta de valor, segmento de clientes, principais parcerias, recursos necessários, estrutura de custos e fontes de receita. Esse quadro colabora para o posterior desenvolvimento do Plano de Negócios durante a disciplina.
Esse mapa visual faz uma síntese das funções da empresa e foi criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur publicado na obra Business Model Generation, tem por objetivo ajudar o empreendedor a criar modelos de um futuro negócio, ao refletir sobre o que vai oferecer ao mercado e as inovações que esse negócio traz aos clientes. “Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”, afirma Osterwalder.
Fotos: Adelson Alves