As inscrições para oficinas e master class do Brasil Stop Motion abrem nesta quarta-feira (23 de outubro) pelo site
A programação é gratuita e as vagas são limitadas. Confira abaixo:
Master Class Barry Purves (com tradução simultânea)
Data: 27 de novembro (quarta-feira)
Local: Sala Aloísio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco/ Derby. Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Horário: Das 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Número de vagas: 60 participantes
OBS: Todos os selecionados para a oficina Stop Motion: do Roteiro à pós-produção estarão automaticamente inscritos na Master Class Barry Purves.
Ementa:
No encontro, o diretor e animador Barry Purves irá falar sobre seu processo criativo e sua obra em animações em Stop Motion. O mestre mostrará trechos de filmes como Tchaikovsky (apresentado no II Festival Brasil Stop Motion) e Gilbert and Sullivan, entre outros.
Barry Purves, além de animador e diretor, é escritor e designer. Iniciou sua carreira no teatro, mas nos últimos 35 anos tem trabalhado principalmente com animação de bonecos com a técnica de Stop Motion. Escreve, dirige e anima seus próprios filmes, conhecidos pela incrível inovação dramática, elegância, elementos visuais exuberantes e novas interpretações de temas familiares. Essa sua maneira ímpar de trabalhar com o Stop Motion lhe proporcionou mais 60 importantes prêmios internacionais, inclusive indicações ao Oscar, com o filmeNext.
OFICINA – Stop Motion: do Roteiro à Pós-produção
Oficineiros: Donato Di Carlo e Carlo Paolillo
Data: de 27 a 29 de novembro
LOCAIS
Dia 27 de novembro (quarta-feira)
Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ – Derby
Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife / PE
Sala João Cardoso Ayres
Dias 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira)
Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Estúdio de Fotografia da Universidade Católica (Bloco G, térreo)
Rua do Príncipe – Recife/PE
Horário: 9h às 12h – 14h às 17 h
Carga horária: 18 horas
Número de vagas: 15 participantes
Pré-requesito: A partir de 18 anos de idade
Ementa:
Oficina de animação, incluindo a elaboração de roteiro até a pós-produção. Serão abordados, entre outros tópicos, análise e criação de roteiro, realização de storyboard, criação de animatic, produção, equipe, pós-produção e entrega do filme para as diversas mídias.
Oficineiros
Donato Di Carlo é diretor, animador e gerente de pós-produção. Em mais de dez anos, dirigiu inúmeros comerciais e curtas-metragens. Fundou a Dadomani Studio, que se tornou uma das principais referências de Stop Motion na Itália.
Autodidata na música, Donato atendeu várias escolas que estudam a linguagem das imagens. Quando completou seus estudos gráficos, foi para a escola de ilustração editorial. Em seguida, ele começou a trabalhar no estúdio Yusaki com animação e plasticina. Fez curso de animação na universidade, e, tornou-se assistente no Instituto Europeu de Design (IED). Depois de muito tempo no mundo da pós-produção, fundou o Dadomani Studio junto com outros três visionários.
Carlo Paolillo é o produtor da Dadomani, com vasta experiência na área de produção em audiovisual. Integrou-se ao Dadomani Studio em 2011, e já produziu uma série de comerciais e curtas-metragens.
Ambos ganharam o prêmio de melhor animação no Très Courts Festival em Paris, em 2013, e melhor curta-metragem no Rome Cortoons, no mesmo ano.
OFICINA INFANTIL DE STOP MOTION
Oficineiro: Maurício Nunes
Data: de 24 a 29 de novembro
Local: Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ – Derby
Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife / PE
Sala Edmundo Morais
Horário: 14h às 17 h
Carga horária: 6 horas
Número de vagas: 15 participantes
Pré-requesito: 9 a 14 anos de idade
Ementa:
A oficina tem como objetivo desvendar os mistérios que envolvem a técnica de animação, exercitar a manipulação de objetos e massinha, e estimular a expressão autoral a partir da animação. Serão abordados os seguintes tópicos, entre outros: introdução à técnica de animação Stop Motion com massinhas; como fazer um filme de animação; experimentos óticos, e flipbooks e phenakistoscópios.
Maurício Nunes é Ilustrador, designer, animador 2D e Stop Motion. Formado em Design pela UFPE em 2007, trabalhou como professor de animação 2D, experimental e Stop Motion na Faculdade AESO Barros Melo (2009/2010). Faz parte da equipe de professores das oficinas de animação do projeto CineSESI Cultural, desde 2009.