Os alunos do Curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco visitaram, no último dia 30, o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira-Cehibra, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A atividade foi proposta pelos professores Leonardo Felipe e Niedja Dias, como incremento ao conteúdo das disciplinas de História da Fotografia e Laboratório Preto e Branco.
O Cehibra reúne arquivos textuais, iconográficos, fonográficos, musicográficos e cinematográficos em suporte de microfilme e em meio digital. Também desenvolve projetos e pesquisas no campo da História e de disciplinas afins.
Para os alunos, o interesse maior era conhecer um pouco do acervo fotográfico da Fundaj, constituído de cerca de duzentos mil documentos de diversos formatos, confeccionados com técnicas utilizadas pela fotografia a partir da segunda metade do século XIX.
Uma seleção de originais de fotografias em papel, vidro e metal – representando cada técnica – foi exposta com exclusividade para os alunos da Católica. Eles tiveram acesso, ainda, a negativos em suporte de vidro e em outros materiais, álbuns de retratos, cartões postais, além de reproduções e ampliações diversas.
“Foi bastante enriquecedor porque pudemos ver de perto os originais das diversas técnicas fotográficas, das quais tínhamos apenas o conhecimento teórico obtido na sala de aula”, destacou a estudante Jaqueline Feitosa, da turma da Noite.
Francisco Libório (texto e fotos)