O documentário “Eu.Tempo”, produzido por Thaíse Moura, ex-aluna da especialização “As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual”, venceu o Festival Cine PE 2020 em três categorias. O resultado da 24ª edição do Festival Audiovisual foi divulgado na noite da última sexta-feira (18).
O documentário, que foi produzido por Thaíse como trabalho de conclusão da especialização oferecida pela Unicap, levou os prêmios de Melhor Curta Nacional na escolha do júri popular, Melhor Curta Nacional na escolha da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e melhor Edição de Som. “Eu.Tempo” recebeu, ainda, uma menção honrosa pelas histórias e vivências inspiradoras dos personagens.
“Eu fiquei bem feliz com essa menção porque são pessoas que se tornaram muito especiais para mim. Participam do filme Miró da Muribeca, Iza do Amparo, Bione e Lourinaldo Galvão. O documentário traz um pouco de Bione com essa visão de tempo como privilégio, Miró fala um pouco de amor e Iza do Amparo faz várias reflexões de como a gente vive o tempo nos dias atuais”, conta Thaíse Moura.
Na publicação do resultado no site oficial do Cine PE 2020, a organização destacou que o documentário “Eu.Tempo” constrói “uma espécie de ensaio-crônica sobre o tempo, conjugando uma certa simplicidade formal com um lirismo afetivo marcado por impressões e memórias, conduzido por paisagens e entrevistados (não especialistas que revelam a profundidade de suas vivências ditas comuns)”.
“O documentário tem 18 minutos e é uma espécie de ensaio-crônica sobre o tempo, com diferentes percepções sobre a sua passagem. Não é uma abordagem do tempo quantitativo, mas o tempo qualitativo. O que é que o tempo não leva? O que faz um instante oportuno ou se tornar memória afetiva? O que é que em meio a esse tempo doido e líquido, onde tudo é muito passageiro e fugaz, permanece?”, pontua Thaíse sobre a produção.
“Esse prêmio de Melhor Curta Nacional segundo o júri popular foi a confirmação que as pessoas estão recebendo bem o filme. E eu acho que o principal é você chegar nas pessoas, fazer com que as pessoas sintam o que você produziu e a alma que você colocou naquele filme. É incrível, isso não tem preço. O prêmio da Abraccine foi bem inesperado, eu fiquei muito feliz. Foi muito bom ter a confirmação do público e do júri especializado em cinema”, conta Thaíse.
O documentário tem na ficha técnica a direção de fotografia, a montagem e a trilha adaptada assinadas pelo ex-aluno do curso de Fotografia da Unicap Jão Vicente. Thaíse Moura assina a produção, o roteiro e a direção, a fotografia adicional foi feita por Renata Portini, a edição de som é de Paulo Umbelino e a trilha original é da Estesia.
Esse é o primeiro trabalho autoral de Thaíse com cinema, apesar de ela já trabalhar há oito anos com produções publicitárias. Ela foi aluna da terceira turma da especialização “As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual”, que terminou no final de 2019. “Esse filme é o meu projeto final. Foi um processo massa, porque através da Universidade eu acabei tendo esse incentivo, esse empurrão para fazer algo meu, que era algo que eu já queria há muito tempo”, diz Thaíse. “A minha experiência com a especialização foi a melhor possível, ela contribuiu muito para a minha atualização de repertório. Nós que trabalhamos com criatividade, audiovisual, temos que sempre buscar novas coisas, consumir informação, e a pós cumpriu esse papel. Fora o networking que você faz, voltar para o ambiente acadêmico foi muito rico”, complementa.
Para a coordenadora do curso de Fotografia da Unicap e da especialização, a professora Renata Victor, o resultado obtido mostra a qualidade do corpo docente e discente da Unicap. Ela destaca ainda o papel da especialização na formação dos estudantes. “A especialização faz parte de uma educação continuada que nós buscamos ofertar para os nossos alunos da graduação em Fotografia. Nós já apresentamos essa pegada do audiovisual na graduação e tem também a especialização que aborda tanto a fotografia quanto o audiovisual, já que a câmera fotográfica possibilita o trabalho com imagem contínua”, diz.
A especialização tem previsão de abertura de nova turma para agosto de 2021. Outras informações em http://www.unicap.br/pos.
Por: André Amorim
Fonte: https://portal.unicap.br/-/ex-aluna-especializacao-narrativas-fotografia-audiovisual-vence-premios-cine-pe-2020