“Eu-Tempo”: pernambucana Thaíse Moura leva curta de estreia ao Cine-PE

Curta-metragem com personagens como Bione, Miró da Muribeca e Iza do Amparo é um dos destaques pernambucanos na edição 2020 do festival

“Kairós”. Do grego, “o momento oportuno indeterminado”, no qual algo especial acontece. A visão qualitativa de tempo e como ele pode ser aproveitado para vivenciar experiências marcantes são o motor propulsor de reflexões do curta-metragem “Eu-Tempo”. O primeiro trabalho autoral da cineasta e produtora pernambucana Thaíse Moura debuta nesta segunda-feira (23/11), na Mostra Curtas Nacionais do festival Cine PE 2020.

Composto em um processo orgânico, o curta apresenta uma crônica audiovisual lírico-afetiva sobre o passar do tempo. O filme inicia com paisagens de João Alfredo, no Agreste, cidade onde a cineasta passou a infância. Ao som de “Pastoreio”, da banda pernambucana Estesia, o espectador é conduzido por impressões e memórias de Thaíse, que se entrelaçam a narrativas de outras personagens e à percepção delas sobre a ação do tempo em suas vidas.

“Eu quis fazer um filme que tratasse do tempo de forma subjetiva. Conversei com algumas pessoas para tentar entender essas diferentes formas de perceber o tempo e de como cada uma delas está muito conectada a vivências e privilégios de cada pessoa. Costurei isso com as minhas memórias de infância, usando a casa da minha avó como símbolo dessa passagem do tempo e desse lugar da memória afetiva. O que o tempo não leva”, detalha a cineasta.

“Eu-tempo” é um dos quatro curtas pernambucanos que integram a Mostra Curtas Nacionais do Cine PE 2020, totalizando 23 filmes de 12 estados brasileiros. A seleção do primeiro trabalho autoral de Thaíse, que cumula quase uma década de produções para publicidade e eventos, gera ânimo para novos trabalhos. “Quero muito desenvolver outros projetos desse gênero. É uma forma massa de se contar histórias”, comenta ela, que além da direção, assina ainda o roteiro e a produção geral da obra.

“Eu-tempo” e os demais filmes do Cine PE podem ser assistidos através da plataforma de streaming Canais Globo – https://canaisglobo.globo.com/ – até a quarta-feira (25). Em dezembro, a programação ganha a tela da TV Pernambuco, em agenda ainda a ser divulgada. Mais informações: https://festivalcinepe.com.br/

SOBRE A REALIZADORA – Thaíse Moura é cineasta e produtora audiovisual natural de Recife/PE. Formada em Rádio, TV e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em “Narrativas Contemporâneas para Fotografia e Audiovisual” pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), possui passagens por órgãos de comunicação como Rádio Jornal do Commercio e Nova Brasil FM. Desde 2010, é sócia-empreendedora da Posé Filmes, pela qual desenvolve audiovisual com enfoque para publicidade e eventos.

FICHA TÉCNICA – “Eu-Tempo”

Direção: Thaíse Moura

Roteiro: Thaíse Moura

Produção: Thaíse Moura

Direção de Fotografia: Jão Vicente

Fotografia adicional: Renata Portini

Montagem: Jão Vicente

Trilha sonora original: Estesia

Trilha sonora adaptada: Jão Vicente

Edição de Som: Paulo Umbelino

Elenco: Miró da Muribeca, Iza do Amparo, Bione, Lorinaldo Galvão, Dirceu Marroquim

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.