Seminário Internacional sobre o relatório: Estratégias de Enfrentamento ao Novo Coronavirus entre os povos indígenas de Pernambuco (REMDIPE) – Dia: 24/03 – às 12h

Durante a pandemia da COVID-19, populações indígenas enfrentam além da omissão e negligsência do Estado, a eliminzação de medidas de proteção de seus territórios que favorecem a invasão de suas terras e outros crimes ambientais como queimadas e desmatamento.

Respondendo a essa situação, várias organizações indígenas desenvolveram e implementaram uma série de estratégias de resistência que reforçaram elementos da auto-gestão e o direito à autonimia.

Os palestrantes apresentarão algumas dessas estratégias comparando algumas experiências nos Estados Unidos e no Brasil. Compartilho com todas e todos a divulgação do Seminário Internacional sobre o relatório: Estratégias de Enfrentamento ao Novo Coronavirus entre os povos indígenas de Pernambuco (REMDIPE), em parceria com a CES/UC – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara.
Trata-se de uma atividade realizada no cumprimento do termo de cooperação entre a Unicap, através da Cátedra e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Nadejda Marques – investigadora em pós-doutoramento do CES – fará a introdução e apresentará algumas experiências de resistência dos povos indígenas nos Estados Unidos.

Prof. Manoel Severino Moraes de Almeida – Cátedra UNESCO/UNICAP Dom Helder Câmara – apresentará sobre a Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas de Pernambuco – REMDIPE.

Prof. Renato Athias – Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE – apresentará sobre as relações interétnicas no enfrentamento ao novo Coronavírus entre os povos indígenas.

Dr. Dirceu Rodolfo de Melo Júnior – Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – apresentará sobre cooperação universidade, Tribunal de Contas e povos indígenas no Estado de Pernambuco.

Patrícia de Menezes Cardoso – doutoranda do CES – apresentará sobre a experiência dos povos indígenas e quilombolas no enfrentamento da pandemia na região de Ubatuba.