Como titular da Cátedra UNESCO sobre Compreensão Global para a Sustentabilidade, tenho o prazer de anunciar a conferência online „Humanidades e Ciências Sociais para a Sustentabilidade“. Nos dias 21 e 22 de outubro, um grupo de importantes especialistas internacionais apresentará e discutirá estratégias para fortalecer as ciências humanas e sociais em pesquisas e políticas de sustentabilidade. Queremos explorar novas formas de integrar as dimensões cultural, social e regional nas políticas de desenvolvimento sustentável.
As ciências naturais chamaram a atenção do mundo para as consequências ecologicamente prejudiciais dos estilos de vida modernos. Essas percepções foram e continuam sendo muito importantes. Mas o que tem se tornado cada vez mais óbvio nas últimas décadas é que eles não são suficientes para motivar e implementar uma mudança sustentada e auto-responsável nas formas de vida. Para isso, precisamos de uma abordagem humanística ampla. Para o benefício de todos, a inclusão dos insights das humanidades e das ciências sociais é necessária. No longo prazo, transformações sociais profundas e pacíficas sem os insights das ciências sociais e humanas são dificilmente viáveis.
Fazer com que as pessoas se envolvam e se envolvam em uma ampla frente para profundas transformações sociais é pedir, antes de tudo, uma valorização respeitosa da diversidade e particularidades culturais e sociais em diferentes regiões do mundo. Consequentemente, precisamos encontrar caminhos diferenciados regional e culturalmente para alcançar esse objetivo. Este é o pano de fundo para o alinhamento temático da conferência.
Os parceiros da conferência incluem as Comissões Canadenses para a UNESCO como patrono, a Comissão Alemã para a UNESCO, a Academia Mundial de Arte e Ciência, a Academia Europaea, o Clube de Roma, o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas, bem como o Internacional União Geográfica.
Mais informações sobre as apresentações e uma programação detalhada podem ser encontradas no programa da conferência em anexo. Para acessar a conferência, use o seguinte link: