Integrantes do grupo de produção de análise de conjuntura, um serviço que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai voltar a oferecer periodicamente ao episcopado brasileiro, se reuniram para a primeira reunião de trabalho do ano. O encontro ocorreu na sede da Conferência em Brasília (DF), nos dias 11 e 12 de fevereiro.
O grupo preparou a metodologia e a primeira análise de conjuntura que será apresentada aos bispos na próxima reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), a ser realizada dias 18 e 19 de fevereiro. As análises de conjuntura sempre abordarão os aspectos sociais, econômicos, culturais e eclesiais da realidade, especialmente do Brasil.
Para o bispo de Carolina (MA), dom Francisco Lima Soares, mestre em sociologia e doutor em Ciências da Educação, esse trabalho é importante pois vai ajudar os bispos no discernimento em relação às posições da Igreja. O bispo lembra que na América Latina, o Brasil tem uma posição muito importante e a posição da Igreja foi sempre marcada historicamente pelos seus pronunciamentos.