O que é a Cátedra?

O professor Jayme Benvenuto explicou, durante  a cerimônia de lançamento, o funcionamento da Cátedra Unesco-Unicap Dom Helder Câmara de Direitos Humanos. Seguindo o objetivo geral de realizar atividades integradas de pesquisa, ensino, extensão, informação e documentação na área de direitos humanos, foram estabelecidas diversas propostas.  Entre elas, estão:

– Adoção de conteúdos e disciplinas de direitos humanos nos cursos de graduação e pós-graduação (inclusive criação da cadeira “Direitos Humanos”).

– Desenvolvimento de projetos sociais de inclusão, na perspectiva dos direitos humanos.

– Produção e difusão de conhecimentos a respeito dos direitos humanos, incluindo metodologias e recursos pedagógicos apropriados.

– Capacitação de representantes dos governos federal, estadual e municipal para ampliar as possibilidades de adoção da perspectiva humanista na execução das políticas públicas.

– Capacitação de professores e alunos de escolas públicas e particulares de Ensino Médio em direitos humanos.

– Produção de um programa mensal de televisão, repercutindo temas relacionados aos direitos humanos (a princípio, veiculado pela internet).

– Criação de curso interdisciplinar em direitos humanos para gestores públicos.

– Ampliação do acervo da Biblioteca da Católica em matéria de direitos humanos (criação do Espaço Dom Helder).

– Bolsas a alunos e professores visitantes.

– Realização da Semana de Direitos Humanos a cada dois anos (primeira edição em 2008).

– Atendimento pela Astepi na perspectiva de direitos humanos.

– Cursos de capacitação em gênero para policiais, operadores e multiplicadores.

– Curso contra a homofobia para policiais civis e militares.

– Criação do Portal da Cátedra (internet), com artigos, informações, blog, catálogos de livros e vídeos e legislação sobre direitos humanos.

– Criação de um núcleo de estudos especializado em gênero, enfrentamento à violência contra mulher e direitos humanos.

Todas essas ações devem ser desenvolvidas com o apoio das parceiras da Católica na implementação da Cátedra Dom Helder de Direitos Humanos. Atualmente, existem acordos com a Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), o Instituto Dom Helder Câmara (Idhec), o Governo de Pernambuco (através da Secretaria Estadual Executiva de Justiça e Direitos Humanos e da Secretaria Especial da Mulher) e a Prefeitura do Recife (através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã). Novas linhas de cooperação estão sendo estabelecidas, como, por exemplo, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), a Universidade das Nações Unidas e as cátedras da Unesco no Brasil.

2 Replies to “O que é a Cátedra?”

1. Martinho Condini

Caros companheiros da Cátedra Dom Helder!
    Parabéns a todos que tiveram a iniciativa de criar está cátedra, homenagem mais que merecida, àquele que incansávelmente sempre lutou para o cumprimento dos direitos humanos a todos os cidadãos e cidadãs desse planeta.
    Dom Helder foi um verdadeiro cristão, um homem e religioso que falava e praticava o cristianismo.
    Abraço fraterno a todos!

Prof. Martinho Condini
    (autor do livro Dom Helder Camara Um Modelo de Esperança, Editora Paulus, 2008)