Assecom
Recife, 27 de fevereiro de 2009 Ano 8
Começa curso de criação e performance musical
Por Tiago Cisneiros
Nesta sexta-feira (27), foi iniciado, no Espaço Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, o curso Criação e Performance Musical, ministrado pelos nova-iorquinos Brandon Davis e Ken Wiatrek. As aulas vão acontecer em dois turnos: das 15h às 18h30 e das 19h às 22h. Os próximos encontros do curso serão entre os dias 2 e 12 de março, sempre no mesmo local (casarão azul, próximo à entrada do bloco A da Unicap).
Ken Wiatrek destaca que o objetivo do curso é gerar interação entre as pessoas, através de exercícios com tecnologia, música, o “Eneagrama da Personalidade” e a escala si bemol (ou B-Flat). “Vamos trabalhar com vários estilos musicais. Cada participante vai aprender com o outro. Eles vão fazer o que quiserem durante as aulas: cantar, dançar, tocar algum instrumento... O curso pretende, de fato, promover um conjunto, uma performance musical”, explica. Ele comenta, ainda, sobre a vinda ao Brasil: “É a primeira vez que estamos aqui. A viagem está muito divertida. Adoramos o carnaval do Recife! Encontramos alguns amigos aqui, como Mano Chao e Gogo Bordello (atrações do Recbeat, um dos polos de apresentações no Recife Antigo)”.
O seu colega, Brandon Davis, esclarece que o eneagrama é um sistema numérico (de um a nove), no qual cada número representa uma personalidade, um estado de comportamento. Já a escala si bemol (B-Flat) seria a freqüência em que ressoa todo o universo.
O curso foi aberto pelo Padre Hugo Ara, responsável pela iniciativa. Ele relatou o momento em que conheceu Brandon Davis, durante uma viagem a Houston, nos Estados Unidos. Em seguida, descreveu, brevemente, a turnê da dupla: “Eles já passaram pela Alemanha, por Angola e outros países, antes de vir para cá. Assim que terminarem o curso na Unicap, vão para Santa Cruz de La Sierra, na Colômbia”.
As explicações dos artistas - todas em inglês - foram traduzidas, simultaneamente, por Luca Pacheco, produtor de vídeo da Católica. “Desculpe por não saber falar português. Na verdade, mal sabemos falar inglês também”, brincou Brandon, no início da aula. Ao introduzir o curso, ele explicou: “O trabalho, aqui, é simples. Já temos algumas idéias do que fazer, mas esperamos contar com a criatividade de vocês”.
Em relação à primeira aula, Brandon destacou: “Vamos começar com o número 1. Ele simboliza o sentimento de explosão, algo como o início de tudo, o Big Bang. O dia de hoje é mais voltado para o reconhecimento da turma e do projeto”. Em seguida, convidou os alunos a escolherem os instrumentos disponíveis na sala (guitarra, aparelhos eletrônicos, peças de bateria, teclado, microfone, surdo, atabaque, entre outros).
Durante a aula, Brandon e Ken orientaram os participantes a tocarem seus instrumentos, de acordo com a escala do número 1. Cada aluno teve de realizar determinados movimentos, para alcançar os sons desejados – individualmente e em conjunto. O impacto sonoro forte e prolongado – como o da explosão de um Big Bang – foi o principal objetivo do primeiro dia de atividades. Muitos curiosos pararam em frente ao local, para descobrirem de onde vinha a poderosa combinação de sons (entre batuques, riffs de guitarra, gritos e samplers eletrônicos).
Arjuna Joaquim, estudante do terceiro período de Jornalismo da Católica, aprovou o projeto: “É bem diferente, tudo meio louco! Acaba sendo algo muito legal. Aqui, a gente pode extravasar”.
Madalena Rodrigues, do primeiro período de Direito, disse que não tinha noção do que faria no curso, mas resolveu arriscar: “Gosto muito de música e, quando vi que era uma proposta diferente, decidi conhecer. Estou adorando”.
No dia 12 de março, às 20h, os participantes do curso Criação e Performance Musical vão apresentar um show especial, a partir das experiências realizadas nas aulas. O evento vai acontecer no teatro Inácio Loyola, localizado no primeiro andar do bloco B. Na ocasião, além de dança, música instrumental e canto, serão exibidas cenas filmadas por Ken Wiatrek durante o curso.
Professor Luiz Carlos Marques é o novo coordenador do curso de História
Por Tiago Cisneiros
O professor Luiz Carlos Luz Marques é o novo coordenador da licenciatura em História da Unicap. Nos quatro anos como professor da Universidade (desde 2004), ele ministrou disciplinas dos cursos de História, Jornalismo e do Mestrado em Ciências da Religião. Foi, por quatro vezes, membro do Comitê Científico de Iniciação Científica (CCIP), da Pró-reitoria Acadêmica da Católica. Realizou, ainda, diversos projetos de pesquisa, e integrou o conselho editorial da Revista de Teologia e Ciências da Religião da Unicap.
“Eu não esperava a indicação para o cargo de coordenador do curso. Fiquei surpreso quando fui chamado pela professora Conceição Bizerra, diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas”, revela o professor Luiz Carlos. “É a primeira vez que assumo um cargo de coordenação. Espero fazer um trabalho à altura do desafio, que envolve a parte burocrática, o relacionamento e o diálogo com docentes e alunos e a busca por visibilidade do curso de História entre os colégios da cidade”, completa.
Sobre as expectativas para o mandato na coordenação, o professor declara: “Espero gerar uma maior integração com o Laboratório de Arqueologia da Católica. Para os alunos do primeiro período, em 2009, pretendo dar um enfoque especial a Charles Darwin, pela comemoração dos seus duzentos anos de nascimento”. Além disso, o professor Luiz Carlos objetiva manter um diálogo permanente entre os cursos de História, Teologia, Letras, Filosofia e Pedagogia, integrantes do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap.
Já no início de sua gestão como coordenador, o professor Luiz Carlos Luz Marques entregou uma carta pessoal aos alunos da licenciatura em História. Na circular, são explicadas as primeiras realizações do seu mandato, referentes a modificações de algumas salas do curso. Durante as duas primeiras semanas de fevereiro, ele visitou as turmas para ouvir as dúvidas, críticas e sugestões dos estudantes.
Atualmente, o professor Luiz Carlos Marques é membro da Associazone Italiana per lo Studio della Santità, dei Cutti e dell’Agiografia, além de colaborador do Instituto Dom Helder Câmara, do Centro per l’Ecumenismo in Italia (CEECUIT) e do Istituto per le Scienze Religiose di Bologna. A trajetória internacional é possível graças aos bons conhecimentos das línguas italiana, espanhola, francesa e inglesa.
O novo coordenador de História é autor de diversos estudos e artigos sobre Dom Helder Câmara, cujo centenário é comemorado em 2009. Coordenou, por sete anos, o projeto de publicação internacional das Obras Completas do ex-arcebispo de Olinda e Recife. Em 2004, foi um dos organizadores do I Simpósio Internacional do Instituto Dom Helder Câmara. No ano passado, coordenou o Seminário Nacional “O Século de Dom Helder”.
Luiz Carlos Luz Marques concluiu, em 1998, o doutorado em História das Religiões, pela Università degli Studi di Bologna (Itália), com a tese “Il carteggio conciliare di Mons. Dom Helder Câmara”. Em 1990, cursou a especialização em História da Igreja na América Latina, pela Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina, com o trabalho “A Inquisição em Pernambuco”. O professor possui, ainda, diploma em Filosofia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Católica celebra missa de abertura da Quaresma
Por Rebeca Kramer
O Padre Antônio Mota celebrou, nesta quinta-feira (26), na capela da Universidade Católica de Pernambuco, a Missa de Cinzas, dando início ao período da Quaresma. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida, levando em consideração sua efemeridade e fragilidade. “Tu és pó e ao pó voltarás”, afirmava o Padre Mota, enquanto fazia a imposição das cinzas. “Essas cinzas são feitas de palhas do Domingo de Ramos, a celebração da entrada triunfal de Jesus à Jerusalém”, explicou o pastoralista Gilmar Araújo.
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, no calendário cristão ocidental. E, por sua vez, a Quaresma baseia-se na forte presença simbólica do número 40 na Bíblia, como, por exemplo, os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto e os 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. “A imposição das cinzas é o gesto que resume a aceitação de Deus como salvador. Apesar de o homem ser insignificante, ele quer pedir perdão pelos seus erros mesmo sabendo que um dia se reduzirá ao pó. Esse é o momento em que há a celebração dos 40 dias antes da Páscoa - a festa maior -, quando se comemora a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo”, concluiu ainda Gilmar.
Para a ex-aluna da Católica Geralda Ferreira, a missa foi muito significativa porque o receber das cinzas é o compromisso cristão desses 40 dias de Quaresma, em que há o resgate para o devido recebimento da graça da ressurreição. “São 40 dias para orar, se penitenciar mais intensamente dos crimes, das transgressões, da falta de misericórdia com os outros”, comentou Geralda. E complementou: “Nesse mundo em que todos olham para si, esse período é ideal para um processo de doação ao próximo. Nós só temos que orar pelos não cristãos para atingirem a graça de conhecer a Cristo. Cristo já os conhece, mas falta estímulo por parte deles. Para se ter cultura religiosa, precisa-se ser adestrado pela célula vital da humanidade, a família”.
A missa foi encerrada aproximadamente às 18h35, após o convite do Padre Mota, aos presentes, de se aproximarem para se efetuar o recebimento das cinzas.
Padre Hugo Ara participa de encontro na Colômbia
Por André Amorim
Padre Hugo Ara, Assessor Geral para Assuntos Culturais da Católica, viaja, neste sábado (28), para a Colômbia, onde, até quinta-feira (5), participa do encontro do Conselho Episcopal para América Latina (CELAM).
Hugo Ara participa do encontro sobre comunicação e cultura para a evangelização na condição de assessor da CELAM. Na ocasião, o padre Hugo vai falar sobre o tema “A imagem do sagrado na cultura midiática”. Ainda no encontro serão avaliados os projetos em andamento, além da análise de outros para os anos seguintes.
Outras informações através do site www.celam.org
Começa segunda-feira a 7a Semana da Mulher
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promove, entre 2 e 6 de março, a 7a Semana da Mulher. O tema desta edição é “Mulher clamando justiça em busca de paz”. Serão realizadas palestras, apresentações culturais, mesas-redondas, painéis, oficinas e uma missa. A abertura será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, na segunda-feira (2), às 9h, no auditório G2, e, em seguida, haverá palestra da ex-senadora Heloísa Helena (Psol). Ela falará sobre “Violência, Corrupção e Injustiça Social”.
A 7a Semana da Mulher é uma iniciativa da Pró-reitoria Comunitária da Católica, com o apoio da Pastoral da Universidade. O evento pretende contribuir para a promoção da cultura da justiça e da paz, com um olhar especial sobre o cotidiano das mulheres, sobretudo, daquelas que são vítimas de violência na sociedade em geral.
As homenageadas da 7a Semana da Mulher são a deputada estadual por Pernambuco Teresa Leitão, a escritora Deborah Brennand e a biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que inspirou a lei em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Na sexta-feira (7), a partir das 19h30, no auditório G2 (primeiro andar do bloco G), o Tributo à Mulher - com apresentações de dança, poesia e música - encerrará o evento.
Camisas temáticas do evento estão sendo vendidas por R$ 12,00 (branca) e R$ 15,00 (preta), na Pró-reitoria Comunitária (sala 003, localizada no térreo do bloco B). O dinheiro arrecadado irá financiar parte dos custos de realização da 7a Semana da Mulher e contribuir com o projeto Ronda Noturna, organizado pela Pastoral da Católica. No Ronda Noturna, voluntários, funcionários e alunos da Universidade saem às ruas do centro do Recife, todas as quintas-feiras, para distribuir alimentos às pessoas sem teto.
Um dos destaques da Semana é o seminário “75 anos do voto feminino”, promovido pela Coordenadoria da Mulher, órgão da Prefeitura do Recife. As palestras acontecerão na quinta-feira (5), entre 8h e 17h, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G). Em seguida, às 17h30, dentro do projeto “Quinta em ritmo e poesia”, será realizado, a partir do hall do bloco G, o arrastão “Nem com uma flor”, com a participação da Orquestra de Mulheres.
Durante toda a Semana, serão ministradas oficinas de bijuteria, internet para iniciantes e fisioterapia. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas na Pastoral ou na Pró-Reitoria Comunitária da Católica.
A participação em toda a programação da 7a Semana da Mulher é gratuita e aberta ao público.
Mais informações sobre o evento:
- Site: http://www.unicap.br/eventos/mulher/mulher.html (programação completa)
- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146
- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.
- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.
Católica promove na segunda-feira lançamento da Campanha da Fraternidade 2009
Por André Amorim
Na próxima segunda-feira (2), às 18h, acontece na capela da Universidade Católica de Pernambuco o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009 na instituição. A missa de abertura será presidida por Dom Genival Saraiva de França, bispo de Palmares e Secretário Geral da Regional Nordeste 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. O lançamento oficial da campanha, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública”, será realizado pela CNBB e pela Arquidiocese de Olinda e Recife na sexta-feira (6).
Católica divulga programação litúrgica para Quaresma
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco vai promover uma programação litúrgica especial para o período da Quaresma, iniciado na Quarta-feira de Cinzas (25 de fevereiro). Confira os detalhes a seguir:
- Missa diária
Horários: de segunda-feira à sexta-feira, às 18h
Local: Capela da Universidade Católica de Pernambuco
Responsáveis: Padre Antônio Mota, Creômenes Maciel e equipe da Pastoral da Católica
- Missas no fim de semana
Sábado: 18h, na Capela da Universidade Católica de Pernambuco
Responsáveis: Padre Pedro Rubens e Padre Hugo Ara
Domingo: 19h, no Santuário de Fátima (Igreja do Liceu Nóbrega)
Responsáveis: Padre Miguel Martins e equipe do Santuário
- Ofícios diários (momentos de oração com os padres jesuítas da residência da Unicap)
Horários: de segunda-feira à sexta-feira, às 12h15
Local: Capela da Universidade Católica de Pernambuco
Responsáveis: Creômenes Maciel e Equipe
Pastoral abre inscrições para o sacramento do crisma
Por André Amorim
A Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco está realizando, no térreo do bloco A, sala 014, as inscrições, gratuitas, para o sacramento do crisma. Com início previsto para a segunda quinzena do mês de março, as reuniões serão realizadas uma vez por semana e têm duração prevista de um ano.
Entre os objetivos dos encontros estão: formar pessoas sempre mais preparadas para o enfrentamento da vivência de uma fé comprometida com os outros, o amadurecimento de um modelo de igreja comprometido com o mundo, a história e a sociedade, além de refletir sobre a vocação cristã nos seus mais diversos modelos.
A pastoral oferece para os interessados os seguintes horários: segundas-feiras das 19h às 20h; terças-feiras das 17h às 18h; quartas-feiras das 9h30 às 10h30 ou das 19h às 20h e quintas-feiras das 11h às 12h.
Outras informações pelos telefones: 2119-4238 ou 2119-4394.
Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:
Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G
Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G
Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G
“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G
Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G
Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: 824 - bloco B
Orientações de Postura: você anda, senta e dorme direito?
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 135,00
Professora: Francisca Maria Alves da Mota
Início do curso: 04/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 401 - bloco G4
Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B
Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B
Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B
Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B
No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Marcos André dos Santos
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 501 - bloco G4
Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D
Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G
Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI
Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D
Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A
(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior
Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior
Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior
Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI
Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B
Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B
Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B
Compreenda melhor a sua família
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 175,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 208 - bloco B
Católica promove curso de extensão em Teologia para Leigos
Por Tiago Cisneiros
O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, de março a junho, o curso de extensão em Teologia Pastoral para Leigos e Leigas. As inscrições estarão abertas do dia 10 de fevereiro até o dia 27 de fevereiro, pelo site www.unicap.br ou na Pró-reitoria Comunitária da Católica, localizada na sala 003, no térreo do bloco B (das 8h às 12h e das 14h às 17h).
O curso está distribuído em quatro minicursos, que passam a integrar, no semestre letivo 2009.1, o programa “Universidade não tem idade”, promovido pela Unicap e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior, da Pastoral da Católica. A coordenação do curso é do Padre Antonio Raimundo Sousa Mota.
“A idéia surgiu a partir da necessidade e do desejo de leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife de obter uma maior formação pastoral. Então, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Antonio Mota, junto ao Curso de Teologia e à Pastoral, decidiram criar esse curso”, explica João Luiz.
Os quatro minicursos serão ministrados por professores da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Haverá disponibilidade nos turnos da tarde e da noite. Cada minicurso possui duração total de 20 horas e irá custar R$ 100. Confira as opções:
Quinta-feira, entre 14h e 15h40:
A Igreja: da construção da pedra à comunidade viva – Estudo a partir dos Atos dos Apóstolos
Professor: Ms. José Artur Tavares Brito
Duração: de 05 de março a a 04 de junho.
Quinta-feira, entre 16h e 17h40:
Sacramentos: sinais de vida e de esperança – Enfoque bíblico-teológico
Professor: Dr. Pe. Luiz Alencar Libório
Duração: de 05 de março a 04 de junho.
Quarta-feira, entre 18h30 e 20h10:
Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual – Enfoque bíblico-teológico
Professor: Dr. João Luiz Correia Junior
Duração: de 04 de março a 03 de junho.
Quarta-feira, entre 20h20 e 22h10:
Nascimento do Cristianismo – Introdução ao Novo Testamento
Professor: Dr. Cláudio Vianney Malzoni
Duração: de 04 de março a 03 de junho.
Mais informações:
Coordenação da Pastoral: (81) 2119 4238
Pró-reitoria Comunitária: (81) 2119 4140 – Sala 003 do bloco B
Prof. João Luiz, coordenador geral do “Universidade não tem idade”: (81) 2119 4140.
Católica está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de março de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:
1. Administração Esportiva
2. Catequese
3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil
4. Coordenação pedagógica
5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação
6. Ciências Criminais
7.Direito Processual Civil
8. Direitos Humanos
9. Educação Especial
10. Educação Infantil
11. Ensino de Matemática
12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia
13. Gestão Educacional
14. História e Cultura Afro-brasileira
15. Relações Internacionais na Era da Globalização
16. Serviço Social na Área de Saúde
17. Sexualidade Humana
18. Tecnologia Assistiva
Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.
As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.
A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).
Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.
Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.
A matrícula do curso acontecerá entre 09 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:
- Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
- Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
- Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
- Uma foto ¾ recente
O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato.
Serviço
Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br
Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.
Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.
Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste
A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.
No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.
O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.
O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.
O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.
O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.
O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.
Católica promove minicurso de canto litúrgico
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Apostolado Litúrgico, promoverá minicurso de “Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB para o Tríduo Pascal”. A iniciativa pretende capacitar e aprimorar os agentes pastorais que trabalham com música nas cerimônias religiosas.
O minicurso será ministrado por uma equipe mista de agentes pastoralistas da Pastoral da Universidade Católica e do Apostolado Litúrgico (padres, religiosos e leigos). As aulas acontecerão de 16 a 19 de março, das 19h às 21h30, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G da Unicap). O investimento total é de R$ 15,00.
As inscrições para o minicurso já estão abertas e prosseguem até a semana anterior ao início das aulas. Os interessados devem comparecer à Loja do Apostolado Litúrgico, à Pastoral da Unicap ou à Pró-reitoria Comunitária da Universidade.
Serviço
Locais de inscrição e informações:
Loja do Apostolado Litúrgico
Endereço: Avenida Dantas Barreto, n. 1000
Fone: (81) 3224 4259
Pastoral da Unicap
Localização: térreo do bloco A da Católica, sala 014
Fone: (81) 2119 4238
Pró-reitoria Comunitária da Unicap
Localização: térreo do bloco B da Católica, sala 003
Fone: (81) 2119 4146
Católica vai abrir inscrições para estacionamento
Por Tiago Cisneiros
Nos dias 9 e 10 de março, os alunos da Católica poderão garantir o acesso ao estacionamento da Universidade, para o período 2009.1. O cadastramento acontecerá no auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, das 8h30 às 20h30.
Os documentos necessários para a inscrição são:
Exibição do original da carteira de identidade.
Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).
Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.
Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.
Se o aluno foi usuário do estacionamento no período 2008.2, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:
Exibição do original da carteira de identidade.
Original do certificado de propriedade do veículo.
O acesso ao estacionamento será permitido, exclusivamente, aos carros que possuírem o adesivo colado ao para-brisa. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário. O adesivo e a carteira de autorização serão concedidos no ato do cadastramento.
O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco está localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. A capacidade total é de 350 carros e 40 motos.
Inscrições abertas para Grupos Artísticos
Por Lílith Perboire
Os interessados em fazer parte dos grupos artísticos da Católica já podem se inscrever na CAC, sala 002, térreo do bloco B, e aguardarem a convocação para o teste de aptidão. As inscrições começaram no dia 2 de fevereiro e irão até o dia 13 de março.
O MPB-Unicap, que foi criado em 1983, tem como grande objetivo interpretar o melhor da música popular brasileira. Nesses 26 anos de trajetória o grupo revelou inúmeros cantores, músicos e compositores no cenário da música popular pernambucana, como André Rio, Riva Lê Boss, Marcílio Bab, dentre outros. Em seus shows o MPB homenageia grandes compositores e intérpretes brasileiros.
Já o grupo de dança Flor de Mandacaru trabalha, exclusivamente, com danças populares da nossa região e pretende divulgar e contribuir para a preservação das nossas raízes culturais. Os ritmos apresentados pelo Mandacaru são pastoril, xaxado, xote, forró, coco, ciranda, caboclinhos, maracatu, bumba-meu-boi e claro, o frevo.
O grupo Wave –Unicap surgiu há sete anos para resgatar a apreciação pela música instrumental de boa qualidade. Tem o intuito de levar ao público o valor da música instrumental, seja brasileira, preferencialmente, internacional, popular e até erudita, num jeito moderno e descontraído de interpretação.
Tem, ainda, o grupo de Capoeira criado há 26 anos. Mesclando arte, filosofia, luta e dança, o Grupo de Capoeira da Unicap é hoje o mais antigo em funcionamento no estado de Pernambuco.
Em 2003, o grupo passou a ministrar aulas aos portadores de deficiência mental e síndrome de down, que integram o Departamento de Educação da Unicap.
Serviço: A ficha de inscrição estará disponível na sala 002, térreo do bloco B (CAC) de segunda a sexta das 8h às 21h30.
Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco sediará, no dia 12 de março, o 3o Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas ele está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.
Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa pode se inscrever para recitar seus próprios poemas ou cordéis durante o encontro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com, até o dia 2 de março.
É necessário informar nome, telefone de contato e os temas dos textos a serem declamados (máximo de três poemas ou dois cordéis por pessoa). Atenção: os interessados em, apenas, assistir às apresentações não precisam se inscrever. Jair Inácio dos Santos, estudante do quinto período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.
Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.
Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.
Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com
Boletim Unicap
:: Expediente ::
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).
PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).
PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.
DESIGNER: Java Araújo
WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para
|