A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 02 de fevereiro de 2009 Ano 8

Católica dá boas-vindas aos novos alunos
Por Jaime Mitchell e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco deu as boas–vindas, nesta segunda-feira (02), aos novos alunos, numa recepção organizada pela coordenadora do 1º Ciclo, professora Fátima Breckenfeld. O Reitor, Padre Pedro Rubens, os Pró-Reitores Pe. Miguel de Oliveira e Junot Cornélio Matos, diretores de Centro, coordenadores de curso, professores, ex-alunos e membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) receberam, pela manhã, os alunos do 1º período dos cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Fisioterapia. À tarde, a iniciativa foi dedicada aos calouros dos cursos de Psicologia, Ciências da Computação e Engenharia Civil.

No início da manhã, os estudantes assistiram, no hall do bloco G, ao show do MPB Unicap. O repertório, composto por músicas carnavalescas, foi acompanhado pela apresentação do grupo de dança Mandacaru.

No auditório G2, o Pe. Pedro Rubens saudou os novos alunos. “Bem-vindos a uma universidade, a um mundo de possibilidades. Bem-vindos a um Brasil que a gente sonha e que está aí para construirmos”, declarou. A estrutura física da Unicap e tudo o que a Universidade oferece aos seus alunos foram mostrados através de um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Católica.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lenine Miranda, explicou o trabalho e o funcionamento da entidade. Em seguida, o estudante apresentou vídeos com a história e as propostas da UNE (União Nacional dos Estudantes), com ênfase nos movimentos realizados durante a ditadura militar, o período da Anistia e o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo. Lenine incentivou a luta estudantil nos mais diversos campos sociais: “Se você percebe que as passagens de ônibus estão caras ou que a violência está crescendo, existe um espaço para discutir isso: as organizações estudantis”.

Ao término das apresentações, os feras visitaram os laboratórios dos seus cursos. Alunos veteranos foram os responsáveis pela condução dos novatos às salas de seus respectivos cursos.

Os estudantes de Direito assistiram, no auditório G2, a um júri simulado. A proposta do curso foi apresentada pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, a professora Mirian de Sá Pereira. A coordenadora de estágio do curso de Direito, Maria Rita Holanda, abordou o funcionamento dos núcleos jurídicos da Católica, que prestam serviço à sociedade. Carla Guareschi, representante do Diretório Acadêmico, falou sobre o trabalho e a organização do D.A.

O júri simulado foi coordenado pelo professor Teodomiro Noronha. Os alunos do quinto período Cláudio Ricardo, Bárbara Maciel, Filipe Pinheiro e Larissa Pinheiro julgaram a “Lei Seca”. Cláudio e Bárbara interpretaram os advogados de defesa da lei.  Os promotores, representados por Filipe e Larissa, foram responsáveis pelas críticas à lei, solicitando a sua revogação. Ao público presente, coube a função de júri. O resultado da audiência foi em favor da manutenção da Lei Seca.

Os alunos de Fisioterapia visitaram a clínica-escola da Católica, Corpore Sano. O coordenador do curso, Jader Carneiro, falou sobre Fisioterapia e as disciplinas oferecidas nos dez meses de curso. Os estudantes da Coordenação Acadêmica de Fisioterapia (CAF) apresentaram os laboratórios de pediatria, atendimento psicomotor, musculação e neuro da clínica. Por fim, os calouros puderam conhecer os laboratórios localizados no bloco G4.

Os novos graduandos de Engenharia Civil foram recebidos, nos laboratórios do bloco D, por seus futuros professores. No Laboratório de Materiais, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, professor José Orlando Vieira Filho, e o professor Ângelo Just trataram das características do curso, do atual crescimento do mercado de trabalho e das dificuldades recentes dos profissionais. A estrutura do curso na Católica recebeu elogios, assim como o pioneirismo da Universidade, na criação de um mestrado específico na área de construção civil. “Aqui, você tem aulas com professores que, também, estão no mercado. Você pode ter uma aula com algum professor durante o dia e, mais tarde, encontrá-lo em seu emprego ou estágio”, exemplificou Ângelo. “A Unicap é a única universidade que possui um aparelho de ultra-som, usado para estimar a resistência do concreto”, revelou José Orlando. A relação entre os estudos acadêmicos e a dedicação ao estágio, também, foi tema de dicas dos professores. “Cuidado com a exploração dos empregadores. Às vezes, os estagiários tornam-se subempregados, chegam atrasados nas aulas, não têm tempo para estudar. A prioridade deve ser a universidade”, pontuou Ângelo.

Luiz Felipe, 19 anos, fera de Engenharia Química da Católica, interessou-se em conhecer a estrutura de Engenharia Civil. Sobre a iniciativa de boas-vindas da Universidade, ele disse que acha “interessante conhecer os laboratórios e os professores do curso. Torna-se um estímulo para se empenhar nos estudos”. Robert Fernandes, 17, concorda com o colega: “Sempre tive dúvidas entre as engenharias Mecânica e Civil. Optei pela Civil e esta recepção é um momento importante. Assim, de início, já simpatizei com os professores do curso”.

Os feras de Psicologia reuniram-se no mini-auditório do 8o andar do bloco B. A coordenadora do curso, professora Albenise de Oliveira Lima, professoras e ex-alunas foram as responsáveis pela apresentação dos detalhes da graduação. Os novos estudantes receberam dicas e explicações sobre a mudança curricular do curso, as oportunidades de emprego e estágio, os projetos de prestação de serviço da Católica (em núcleos comunitários, na clínica da Universidade e em colégios) e as perspectivas do mercado de trabalho - como a crescente figura do idoso nos tratamentos psicológicos. As professoras mencionaram, ainda, algumas iniciativas da Unicap que abrangem o curso de Psicologia (o mais antigo do Nordeste, reconhecido, pelo MEC, em 1968), tais como a Jornada da Infância e o apoio aos cursos de Direito e Fisioterapia. Ex-alunas de Psicologia relataram experiências pessoais nas salas de aula, nos projetos de extensão da universidade e no mercado de trabalho. Em seguida, os estudantes conheceram a estrutura da Clínica de Psicologia da Católica, localizada no 7o. e no 8o. andar do bloco D.

Os novos alunos de Ciências da Computação foram guiados ao Laboratório de Informática e Computação Inácio Loyola, localizado no 1o. andar do bloco G, onde foram recebidos pela coordenadora, professora Ana Eliza, que explicou as características da graduação e falou sobre as oportunidades de emprego na área.

No início da noite, malabaristas e o grupo de maracatu Tambores D’Olorum, formado por estudantes da Unicap, apresentaram-se no hall do bloco A, no encerramento do primeiro dia de boas-vindas aos novos alunos da Universidade Católica de Pernambuco.

Os novos alunos elogiaram a recepção da Universidade Católica de Pernambuco. Confira os depoimentos.

“Estou achando o evento ótimo, organizado... Não esperava por isso. Estou empolgada para começar as aulas.”

Suellen Macedo, 20 anos, está começando o curso de Publicidade e Propaganda.

“Gostei muito. As pessoas que nos receberam nos deram muitas informações. Cheguei pensando que só iria ter contato com o professor”

Tamiris Fidelis, 18 anos, é caloura do curso de Fisioterapia.   
“Adorei eles terem mostrado essa prática. Pensei que só ia ver no final do curso. Foi muito interessante.”  

Renata Porto, 17 anos, nova aluna de Direito, assistiu ao júri simulado.
“Os professores são ótimos. Adorei as boas-vindas.” 

Larissa Andrade, 17 anos, é aluna novata de Publicidade e Propaganda.

Católica se despede da professora Zélia Maria de Melo

A professora Zélia Maria Melo, do curso de Psicologia, faleceu, aos 62 anos, nesta segunda-feira (02). O enterro está marcado para esta terça-feira (03), às 14h, no cemitério Parque das Flores. A Universidade Católica de Pernambuco vai disponibilizar dois veículos para que os colegas possam se despedir de Zélia. Foram quase 26 anos de dedicação à Unicap. A professora Zélia passou a fazer parte do corpo docente em 1º de março de 1983.

Além da graduação, ela também ensinava no curso de Mestrado em Psicologia Clínica e orientava pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e se preparava para lecionar no Doutorado da mesma área. Zélia foi chefe do antigo Departamento de Psicologia entre 1991 e 1995.”É uma perda muito grande. Ela era uma pessoa muito atuante, dava vida ao curso. Recebia os alunos ainda no 1º período e os motivava ao longo da vida acadêmica. É uma perda irreparável”, lamenta a coordenadora do curso de Psicologia da Católica, a professora Albanise de Oliveira Lima.       

Católica recebe representantes do IEL
Jaime Mitchell

O Instituto Euvaldo Lodi, conhecido como IEL, está no hall do bloco G para cadastrar os alunos nos seus bancos de dados. “Os alunos podem se cadastrar e os que já são cadastrados podem atualizar os dados”, informou a funcionária Juliana Ferreira.

O IEL é um instituto que faz a ligação entre a empresa e a instituição de ensino. As empresas mandam o perfil que procuram de estagiários e o IEL disponibiliza para os alunos as vagas que estão sendo oferecidas.

Os representantes do IEL estão também tirando dúvidas sobre a nova lei de estágio. Eles ficarão no hall do bloco G até esta terça-feira (03), das 8h30 às 22h. As pessoas também podem se cadastrar e manter seus dados atualizados através do site: http://www2.iel-pe.org.br/iel/index.php

Tratado de Tordesilhas é tema de prêmio internacional

Estão abertas, de 2 de fevereiro até 8 de maio, as inscrições para o segundo Prêmio Tratado de Tordesilhas, realizado pelo Instituto Interuniversitário de Estudos Ibero-américa e Portugal, da Universidade de Valladolid. Esta edição do prêmio tem o tema: “Tordesillas, el Mundo de Juana de Castilha, El Tratado de Tordesillas y su influencia en la politica internacional, Portugal y Brasil y las politicas descubridoras , sociales médio ambientales. Las repercusiones de la decisión del Tratado em la política, cultura y sociedad actual.” 

Podem participar deste concurso de monografia todos os autores que realizem uma obra criativa e inédita, com no máximo um trabalho por autor. A monografia vencedora receberá um prêmio no valor de cinco mil euros, aproximadamente R$ 15 mil, e o segundo lugar receberá um valor de mil euros, cerca de três mil reais. O Prêmio Tratado de Tordesilhas tem o patrocínio da empresa “Los Toreros”.

Católica com inscrições abertas para Doutorado em Psicologia Clínica

A Universidade Católica de Pernambuco deu mais uma prova do seu pioneirismo ao oferecer o primeiro Doutorado em Psicologia Clínica do Norte e Nordeste. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até esta terça-feira, dia 3 de fevereiro. Serão disponibilizadas oito vagas. O objetivo do curso é levar o doutorando a aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos já obtidos no Mestrado e desenvolver habilidades necessárias para que ele se torne um pesquisador autônomo, com pleno domínio de uma área temática em Psicologia Clínica. A relação da documentação necessária e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no www.unicap.br. Ou pelo telefone (81) 2119-4369.

Católica está com inscrições abertas para três MBAs

A Universidade Católica está com inscrições abertas para três cursos de MBA. Estão sendo oferecidas 40 vagas para Gestão de Negócios, 40 para Finanças e Controladoria e 40 para Planejamento e Gestão de Eventos. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro no Espaço Executivo, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, bairro da Boa Vista. Os cursos têm 18 meses de duração. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4344 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.

Católica divulga cursos de especialização para 2009

A Universidade Católica de Pernambuco divulgou nesta terça-feira (30) os 16 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de março de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA
2. CATEQUESE
3. CIÊNCIA POLÍTICA: TEORIA E PRÁTICA POLÍTICA NO BRASIL
4. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
5. PATRIMÔNIO HISTÓRICO: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO
6. CIÊNCIAS CRIMINAIS
7. DIREITO PROCESSUAL CIVIL
8. DIREITOS HUMANOS
9. EDUCAÇÃO ESPECIAL
10. EDUCAÇÃO INFANTIL
11. ENSINO DE MATEMÁTICA
12. GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA
13. GESTÃO EDUCACIONAL
14. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
15. RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
16. SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE
17. SEXUALIDADE HUMANA
18. TECNOLOGIA ASSISTIVA

Programa Universidade não tem idade irá oferecer 30 cursos
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco dará início, no primeiro semestre de 2009, ao programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 30 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. A Pró-reitoria Comunitária irá divulgar mais detalhes a partir de 15 de fevereiro. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional;

Do gênero violência à violência contra a mulher;

“Honra teu pai e tua mãe”: direitos fundamentais do idoso;

Direito a alimentos: garantias constitucionais;

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas;

“Quem não se comunica se complica”;

Ativando a memória: Você se lembra?;

Drogas: quando o beco encontra uma saída;

Sexualidade no AmadureSER;

Espiritualidade e saúde: A contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico;

Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?;

No stress: técnicas de massagens terapêuticas;

Como ampliar bem seu dinheiro;

Relações humanas: a alma do negócio;

Viajando na melhor idade;

Revisitando o Centro: veja o Recife com outros olhos;

Cinema e Espiritualidade: a imagem nossa de cada dia;

A arte de arquivar: como construir um banco de dados com ACCESS;

Informática ao alcance de todos;

Workshop em Desenho Urbano;

Produza seu próprio combustível: o biodiesel a partir do óleo de fritura;

Xadrez para iniciantes;

A Igreja: da construção de pedra à comunidade viva;

Sacramentos: sinais de vida e de esperança;

Compreenda melhor a sua família;

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual;

Ética e bioética: desafios atuais;

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida;

O ser humano e suas linguagens: Uma história da arte;

Deixa-me crescer!: Como lidar com adolescentes.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
FEVEREIRO





 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000