A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 11 de fevereiro de 2009 Ano 8

Cônsul da Alemanha no Nordeste visita a Católica
Por Jaime Mitchell

O cônsul da Alemanha no Nordeste, Gotthardt Freick, e, seu assessor de comunicação, Martin Mahn, conheceram o campus da Católica na manhã desta quarta-feira (11). Eles estiveram na capela, no bloco G4 e na biblioteca. A visita foi intermediada pelo coordenador do curso de Filosofia, professor Karl-Heinz Efken.

Em seguida, eles foram para a Reitoria, onde o Reitor, Padre Pedro Rubens, os aguardava junto com os Pró-Reitores, Padre Miguel Martins (Comunitário), professor Luciano Pinheiro (Administrativo) e o professor Junot Matos (Acadêmico) para discutirem propostas de cooperação entre o consulado e a Unicap. Estavam presentes também o Assessor Geral para Assuntos Culturais, Padre Hugo Ara, o coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Thales Castro, e o Padre Antonio Mota, coordenador da Pastoral.

Durante a reunião foi ressaltada a importância de uma maior aproximação do mundo acadêmico com a Alemanha.  “É importante saber a língua. As línguas podem trocar experiências”, falou o cônsul. O Consulado fez parcerias com escolas no Nordeste para o ensino do alemão, sendo uma delas o Ginásio Pernambucano, no Recife. Eles recebem material didático e aprendem o alemão como uma matéria do currículo escolar.           

A reunião foi o primeiro passo para o início de uma relação entre a Unicap e o Consulado da Alemanha, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos. “Queremos firmar mais a parceria, abrindo novos horizontes”, ressaltou o cônsul.           

Dissertação de mestrado defende uso da informática para agilizar processos
Por André Amorim

Foi realizada, nesta quarta-feira (11), no anfiteatro do bloco G4, a defesa da dissertação “Descrições das Sessões Informatizadas de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região”, pela mestranda em Ciências da Linguagem, Cláudia Christina. A banca foi composta pelos professores Virgínia Colares (orientadora), Marígia Aguiar (titular interno) e Alexandre Freire Pimentel (titular externo).

O objeto de estudo da pesquisa, segundo Cláudia, foi descrever o funcionamento das sessões informatizadas no TRT e identificar as variantes linguísticas  nesse tipo de evento jurídico. Para a realização do trabalho, foi necessária a utilização da gravação de uma sessão de julgamento da 1ª Turma de Desembargadores do TRT .

A mestranda iniciou a exposição de sua dissertação afirmando que a adequação dos trâmites processuais aos avanços tecnológicos vem sendo discutida há um bom tempo. Após falar sobre o funcionamento interno do TRT, o foco passou a ser as variantes linguísticas presentes no texto jurídico – argumentação, intertextualidade, campo lingüístico, operadores argumentativos e hipertexto.

Para demonstrar o funcionamento do sistema informatizado, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região, Eneida Melo Correia de Araújo, concedeu uma autorização para que a mestranda exibisse no telão a sessão que estava ocorrendo. Ao demonstrar o funcionamento do sistema, a mestranda informou que, inclusive, o sistema é de fácil utilização para os desembargadores menos familiarizados com as novidades tecnológicas. Ao término de sua apresentação, a mestranda respondeu questionamentos dos examinadores da banca.

Católica vai promover em março a 7a Semana da Mulher
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, entre 2 e 6 de março, a 7a Semana da Mulher. O tema desta edição é “Mulher clamando justiça em busca de paz”. Serão realizadas palestras, apresentações culturais, mesas-redondas, painéis, oficinas e missa.

A 7a Semana da Mulher é uma iniciativa da Pró-reitoria Comunitária da Católica, com o apoio da Pastoral da Universidade. O evento pretende contribuir para a promoção da cultura da justiça e da paz, com um olhar especial sobre o cotidiano das mulheres, sobretudo, daquelas que são vítimas de violência na sociedade em geral.

As homenageadas da 7a Semana da Mulher são a deputada estadual por Pernambuco Teresa Leitão, a ex-primeira-dama de Pernambuco Madalena Arraes, a escritora Deborah Brennand e Maria da Penha Maia, que inspirou a lei em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Na sexta-feira (7), a partir das 19h30, no auditório G2 (primeiro andar do bloco G), o Tributo à Mulher - com apresentações de dança, poesia e música - encerrará o evento.

Camisas temáticas do evento estão sendo vendidas por R$ 12,00 (branca) e R$ 15,00 (preta), na Pró-reitoria Comunitária (sala 003, localizada no térreo do bloco B). O dinheiro arrecadado irá financiar parte dos custos de realização da 7a Semana da Mulher e contribuir com o projeto Ronda Noturna, organizado pela Pastoral da Católica. No Ronda Noturna, voluntários, funcionários e alunos da Universidade saem às ruas do centro do Recife, todas as quintas-feiras, para distribuir alimentos às pessoas sem teto.

Um dos destaques da Semana é o seminário “75 anos do voto feminino”, promovido pela Coordenadoria da Mulher, órgão da Prefeitura do Recife. As palestras acontecerão na quinta-feira (5), entre 8h e 17h, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G). Em seguida, às 17h30, dentro do projeto “Quinta em ritmo e poesia”, será realizado, a partir do hall do bloco G, o arrastão “Nem com uma flor”, com a participação da Orquestra de Mulheres.

Durante toda a Semana, serão ministradas oficinas de bijuteria, internet para iniciantes e fisioterapia. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas na Pastoral ou na Pró-Reitoria Comunitária da Católica.

A participação em toda a programação da 7a Semana da Mulher é gratuita e aberta ao público.

Mais informações sobre o evento:

- Site: http://www.unicap.br/eventos/mulher/mulher.html (programação completa)

- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146

- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.

- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.

Missa é celebrada em homenagem à professora Zélia Melo
Por Rebeca Kramer

Às 18h desta terça-feira (10), foi celebrada a missa de sétimo dia em homenagem à professora do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Zélia Maria de Melo. Durante sua vida, passou por diversos desafios. Obstáculos que foram superados com muita força de vontade. Um desses desafios foi o fato de, desde os nove anos de idade, andar sobre uma cadeira de rodas. “A cadeira de rodas da professora Zélia está vazia porque já não é mais necessário utilizá-la. Zélia, agora, está passeando nos lugares onde ela sempre quis andar”, afirmou a coordenadora da Clínica de Psicologia, professora Vera Rego Barros.

Quem acompanhou a homenagem, emocionou-se bastante com o depoimento de pessoas que conviveram de alguma forma com a professora, seja pessoal ou profissionalmente. Para a professora do curso de Psicologia da Unicap Amparo Caridade, a dignidade e a intensidade com que Zélia viveu a vida e o amor com que viveu essa mesma vida foi o que ela teria deixado de mais significativo para nós.

Além da graduação, Zélia ainda ensinava no Mestrado em Psicologia Clínica e orientava pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).  Preparava-se para lecionar no Doutorado da mesma área e, ainda, foi chefe do antigo Departamento de Psicologia entre 1991 e 1995. “Zélia foi uma profissional que demonstrou, mesmo diante das dificuldades, que tudo é possível, quando se quer de verdade”, disse, comovida, sua ex - aluna do curso de Psicologia Anna Katharina Limeira (23). Para uma outra aluna sua, Ana Paula Távora (40), Zélia se resume em generosidade. Ela passava a prática da psicologia fora da sala de aula e, ainda, com uma postura ética indiscutível.

A missa foi encerrada por volta das 19h15 com a saída das pessoas da capela para o estacionamento dos professores e funcionários da Unicap, que fica entre os blocos A e B da Universidade. O Reitor, Padre Pedro Rubens, pediu a todos que dessem as mãos e formassem um círculo para prestar, ainda, uma última homenagem à Zélia: um minuto de silêncio. Assim o Reitor intitulou o momento.

“Como aceitar a morte? A professora Zélia descansou em paz. E essa missa de sétimo dia não é por acaso. Deus criou o mundo em sete dias. Que nós possamos atravessar a morte recordando a vida da professora Zélia e vendo como foi tudo muito bom. Afinal, é sempre diante da morte que se revela o valor da vida. Uma das possibilidades de aceitar a morte é continuar a obra da pessoa que se foi, ou continuar seus trabalhos”, afirmou o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens.

Professora Zélia deixa uma cátedra vazia...
Pe. Pedro Rubens

A morte de alguém ou a experiência que os discípulos de Jesus fizeram diante do túmulo vazio, nos remetem ao questionamento sobre o sentido da vida e do mundo. Por isso, é interessante reler o texto do Gênesis proposto na liturgia de hoje (Gn 1, 20-2,4).

“No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera...” (Gn 1) Estamos numa missa de sétimo dia, recordando o nosso último adeus à professora Zélia. Sétimo dia, portanto, associado ao descanso de Deus e ao descanso humano, depois de um ciclo, depois de uma obra, depois de uma vida. De fato, quem acompanhou de perto, pode testemunhar: a Professora Zélia descansou em paz.

Essa narrativa bíblica segue a lógica de um ciclo que se cumpre em sete dias – e o número 7 é bem simbólico –, além de mostrar uma cadência que vai pontuando cada conjunto de obras criadas, com uma espécie de refrão, repetindo: “E Deus viu que era bom”. Entretanto, diante da criação do homem e da mulher, criados à imagem e semelhança de Deus, a exclamação ganha uma intensidade, um plus: “...tudo era muito bom”.

No espelho desse texto, hoje somos convidados a olhar para trás e contemplar o que foi feito, o que foi vivido pela pessoa da conhecida professora Zélia, com saudades, mas, sobretudo com agradecimentos. Que possamos recordar a vida de professora Zélia, seu trabalho profissional, sua arte de ensinar e de viver para, diante de toda essa obra, termos a coragem de exclamar: “isso tudo foi muito bom”.

Mas como explicar que o mundo não é mais um paraíso, reflexo da bondade de Deus? Como aceitar a morte de alguém querido ou de qualquer pessoa?

Por um lado, o mundo está como está pela responsabilidade humana implicada nessa narrativa da criação: “eis que vos entrego... dominai...”, isto é, Deus entregou nas mãos da humanidade a administração e o cuidado de tudo o que existe. Para além de qualquer discurso moralizante que busca o culpado, sabemos que há uma quota de responsabilidade humana na situação presente, desde as formas de dominação à falta de preservação dos bens naturais e à falta de distribuição dos bens em geral. 

Por outro lado, para além das nossas responsabilidades, a morte aparece como inaceitável e, em todo caso inevitável, mesmo quando as causas são explicadas. No fundo, ninguém aceita a morte, porque ela é contrária à dinâmica da vida: a própria psicologia, linguagem familiar à nossa querida professora Zélia, fala de duas pulsões em constante tensão, a pulsão de vida e a pulsão de morte. A última das mortes é, porém, a que parece mais evidente e problemática. Diante da morte, que atitude é a nossa? Da resposta a essa pergunta, depende nossa concepção de vida. Diante da morte, é a vida que aparece com todo o seu valor; diante da morte, cada pessoa se revela insubstituível, com toda a sua singularidade.

No entanto, segundo certa visão psicanalítica, uma das formas possíveis de aceitar a morte ou admitir a perda de alguém querido é através da continuidade da obra que a pessoa realizou e/ou através do seguimento de um de seus exemplos. É o “testamento vital” daqueles que partem. Segundo a fé, esse ato de tornar presente, em nossa vida, a pessoa ausente, mais que saudade permanente é uma experiência de ressurreição.

De fato, a experiência que os discípulos fizeram depois da morte de Jesus, manifestou-se de várias formas: sentimento de perda e de vazio, momento de crise de fé e de abandono de Deus, tempo de questionamento sobre o sentido da vida ou do mundo. Mas, ao mesmo tempo, na medida em que eles iam recordando e relatando tudo o que Jesus disse e fez quando estava com eles, a experiência de vazio foi sendo preenchida por uma outra forma de presença; eles passaram da saudade para a fé na ressurreição. Ora, A ressurreição de Jesus Cristo, segundo a nossa fé, é uma prefiguração ou uma imagem da nossa própria ressurreição.

Portanto, nesse ato de fé em que fazemos a memória de uma vida, apesar da dor e do sentimento de perda, queremos dar graças e, recordando esse ou aquele momento que vivemos com professora Zélia, ousar dizer: isso foi muito bom! Resta-nos, porém, resgatar esses momentos através de muitos relatos, para passarmos da lembrança saudosa à esperança de fé. Somente com esse olhar de esperança de que a morte não é o fim, enxergaremos a vida para além da morta e, assim como a experiência do “túmulo vazio” para os discípulos de Jesus, veremos na cadeira de rodas vazia não a marca de uma ausência, mas um sinal de ressurreição. A cátedra da professora está vazia porque agora Zélia não precisa mais dela; a cátedra está vazia porque Zélia está “sentada à direita do Pai” intercedendo por nós, familiares e amigos, tanto aqueles unidos pelos laços de sangue quanto aos que foram sendo entrelaçados ao longo de toda sua vida, sobretudo a nós que fomos de sua comunidade universitária.

Professora Zélia, intercedei a Deus por nós!

Bloco treme-treme anima a Católica
Por Lílith Perboire

Foi com muita alegria e animação que o Treme-treme fez sua prévia carnavalesca nesta terça-feira (10), na Universidade Católica de Pernambuco. O bloco é formado por parkinsonianos da Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE) e acompanhantes, juntamente com o grupo de dança Mandacaru, da Católica.

Euri de Araújo veio acompanhando sua mãe, a porta-estandarte há três anos, Euricina Neves, 89. Ela trouxe, também, o bisneto Hugo, de 3 anos. “Minha mãe ama esse carnaval, sempre foi muito carnavalesca e relembra os velhos tempos”, afirmou.

A animação ficou por conta da orquestra Abre Alas. O ensaio começou às 14h30 no hall do bloco G, percorreu a Rua do Lazer e foi até o bloco A. Depois voltaram ao bloco G, terminando o encontro com uma grande ciranda. A cada participante que chegava era dado um colar de carnaval feito pelos próprios integrantes da Associação dos Portadores de Parkinson do Recife, da qual o Mandacaru faz parte.

 “A parceria da Católica com a Associação dos portadores de Parkinson é um trabalho maravilhoso, aqui nós fazemos fonoaudiologia e participamos do coral, nosso carnaval é maravilhoso, nos traz novas perspectivas em relação aos parkinsonianos, trazendo um novo padrão de vida”, disse o presidente da ASP-PE, José Veloso da Silva.

Segundo a coordenadora administrativa da Associação, Terezinha Veloso, o grande objetivo desse grupo é fazer com que eles movimentem o corpo, a mente e a voz, alegremente e participe do nosso carnaval multicultural.

 “Esse empreendimento entre a Católica e a Associação é muito importante valorizando reciprocamente os dois. Além disso, estimula os participantes, oferecendo uma melhor qualidade da vida. O carnaval como sempre foi muito bom, mostra a alegria do nosso viver para a sociedade”. “A alegria de cada um nesse momento é de fato divina”, relatou o participante Zé Mário, que faz parte há três anos do Projeto.

Quinta em Ritmo e Poesia faz homenagem a Chico Pedrosa
Por Tiago Cisneiros

Nesta quinta-feira (12), o projeto “Quinta em Ritmo e Poesia”, da Universidade Católica de Pernambuco, homenageará o poeta popular e declamador Chico Pedrosa. A apresentação vai acontecer às 17h, no hall do bloco G.

Chico Pedrosa, recentemente, foi premiado, pelo Ministério da Cultura, como Mestre da Cultura Nacional. Nascido no dia 14 de março de 1931 (Dia da Poesia), no município de Guarabira, na Paraíba, o artista tem fortes influências do interior nordestino. Em seus poemas, costuma utilizar histórias, personagens e termos típicos da região.

A obra de Chico Pedrosa pode ser encontrada em seus livros, como “Pilão de Terra” e “Raízes da Terra”, e CDs, como “No meu Sertão, é assim” e “Paisagem Sertaneja, Poesia Viva”.

Teólogo francês realiza conferência na Católica
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, no dia 12 de fevereiro, a conferência “A revelação diante do pluralismo religioso”, ministrada pelo teólogo francês Claude Geffré. A palestra acontecerá às 19h, no auditório do CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), localizado no primeiro andar do bloco B.

Claude Geffré é um dos maiores teólogos da atualidade. Dominicano francês, ele defende uma reinterpretação do cristianismo e o seu engajamento no diálogo inter-religioso. Geffré é membro do comitê científico da revista internacional Concilium, diretor da coletânea Cogitatio Fidei e professor do Institut Catholique de Paris. Já dirigiu, também, a École Biblique de Jerusalém. Em português, está disponível o seu livro “Crer e Interpretar”, publicado pela Editora Vozes.

Mais informações sobre a conferência “A revelação diante do pluralismo religioso” podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4171.

Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco receberá, no dia 12 de março, o 3o. Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas ele está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.

Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa pode se inscrever para recitar seus próprios poemas ou cordéis durante o encontro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com, até o dia 2 de março.

É necessário informar nome, telefone de contato e os temas dos textos a serem declamados (máximo de três poemas ou dois cordéis por pessoa). Atenção: os interessados em, apenas, ssistir às apresentações não precisam se inscrever. Jair Inácio dos Santos, estudante do quinto período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com

Reitor participa de encontro em Brasília
Por André Amorim

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, embarca nesta quarta-feira (11) para Brasília, onde, na manhã da quinta-feira (12), juntamente com os representantes das demais instituições filiadas, vai participar da 6º Reunião do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

A abertura da reunião será conduzida por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente do Conselho Superior. Na pauta de discussão estão temas como a apresentação de dados administrativos, a criação de uma comissão para estudar a atualização do estatuto da associação e o plano das ações políticas da ANEC para 2009.

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência do gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direitos a alimentos – Garantias Constitucionais

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadurecer

Vagas: 40
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: 824 - bloco B

Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 135,00
Professora: Francisca Maria Alves da Mota
Início do curso: 04/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 401 - bloco G4

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra a saída

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica

Vagas: 25
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: abril e maio (segundas e quintas-feiras)
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única: R$ 105,00
Professor: Marcos André dos Santos
Início do curso: março a maio (sábados e terças-feiras)
Horário: 9h às 12h (sábados) 16h às 19h (terças)
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes

Vagas: 25
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Souza Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática

Vagas: 20
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: março a maio (segundas e quartas-feiras)
Horário: 14h às 17h

Produza o seu próprio combustível: o biodiesel a partir do óleo de fritura

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 90,00
Professores: Valdemar Alexandre e Maria Helena Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re) visitando o centro: veja o Recife com outros olhos

Número de vagas: 40
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Viajando na melhor idade

Número de vagas: 40
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Relações humanas: a alma do negócio

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Neto
Início do curso: março a junho (quartas-feiras)
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - bloco B

Sacramentos – sinais de vida e de esperança

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: março a junho (quintas-feiras)
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – bloco B

A igreja – da construção de pedra à comunidade viva

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: março a junho (quintas-feiras)
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - bloco B

Nascimento do cristianismo – introdução ao Novo Testamento

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: março a junho (quartas-feiras)
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - bloco B

No princípio era o mito – a dimensão simbólica da vida

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: abril a maio (terças-feiras)
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética – desafios atuais

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Hermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: abril a maio (quartas-feiras)
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Compreenda melhor a sua família

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 175,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 208 - bloco B

Católica promove MBA em Gestão de Negócios
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, o curso MBA em Gestão de Negócios. A área é uma das mais procuradas entre as pós-graduações, segundo o Jornal do Commercio, em matéria especial do dia 30 de setembro de 2008.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 16 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site www.unicap.br, e dar entrada no Espaço Executivo da Unicap. São exigidos os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção para as 40 vagas oferecidas baseia-se na análise do diploma e do histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.

Os alunos selecionados deverão efetuar a matrícula entre 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será ministrado. As aulas acontecerão de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas (15 ou 30 horas cada). Ao término do MBA em Gestão de Negócios, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00.

O curso será coordenado pelo professor Adilson Celestino de Lima, docente da graduação em Administração da Católica e dos MBAs de Gestão em Negócios e de Finanças e Controladoria. “O enfoque é proporcionar uma visão geral de negócios, preparar pessoas para o empreendedorismo. O curso congrega profissionais de várias áreas, com o objetivo de formar um empreendedor, gerar uma visão empresarial do negócio e aprimorar a administração de empresas”, explica.

Sobre a quantidade de interessados, Adilson declara: “A procura está muito boa, assim como nos demais MBAs oferecidos pela Unicap. É interessante observar que se trata de uma turma muito eclética. Nela, encontramos de advogados e veterinários a engenheiros e administradores”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Católica oferece MBA em Planejamento e Gestão de Eventos
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, entre 16 de março de 2009 e julho de 2010, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Católica oferece curso de MBA em Finanças e Controladoria
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 16 de fevereiro, para a segunda turma do MBA de Finanças e Controladoria. O curso pretende atingir, principalmente, profissionais das áreas contábil, financeira, controladoria e auditoria.

As aulas ocorrerão entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, no Espaço Executivo da Universidade. O curso será ministrado de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total do MBA é de 360 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas de 15 ou 30 horas cada.

Adilson Celestino de Lima é coordenador e professor dos MBAs de Finanças e Controladoria e de Gestão de Negócios, docente da graduação de Administração e consultor financeiro para empresas. Segundo ele, o objetivo principal do curso de Finanças e Controladoria é “formar gestores administrativos financeiros e dar uma visão ampla da controladoria e das finanças das empresas”.

As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição (disponível pelo site www.unicap.br) e anexar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma foto ¾ recente.

O processo de seleção consiste na análise do diploma e do histórico escolar do candidato e, se necessário, da realização de uma entrevista individual. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro de 2009.

O MBA em Finanças e Controladoria disponibiliza 40 vagas para os interessados. O período de matrículas dos aprovados acontecerá entre 2 e 6 de março de 2009. O valor total do investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00. Ao final do curso, os estudantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Já na primeira turma do MBA, tivemos que selecionar os estudantes. Existiam mais interessados do que o número de vagas. A expectativa é que isso se repita, porque a procura está superando a do ano passado”, declara Adilson.  

Serviço

Informações e local de realização: Espaço Executivo da Unicap

Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Fones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Horário de atendimento: das 09h às 13h e das 14h às 17h.

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

A matrícula do curso acontecerá entre 09 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Católica promove curso de extensão em Teologia para Leigos
Por Tiago Cisneiros

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, de março a junho, o curso de extensão em Teologia Pastoral para Leigos e Leigas. As inscrições estarão abertas do dia 10 de fevereiro até o dia 27 de fevereiro, pelo site www.unicap.br ou na Pró-reitoria Comunitária da Católica, localizada na sala 003, no térreo do bloco B (das 8h às 12h e das 14h às 17h).

O curso está distribuído em quatro minicursos, que passam a integrar, no semestre letivo 2009.1, o programa “Universidade não tem idade”, promovido pela Unicap e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior, da Pastoral da Católica. A coordenação do curso é do Padre Antonio Raimundo Sousa Mota.

“A idéia surgiu a partir da necessidade e do desejo de leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife de obter uma maior formação pastoral. Então, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Antonio Mota, junto ao Curso de Teologia e à Pastoral, decidiram criar esse curso”, explica João Luiz.

Os quatro minicursos serão ministrados por professores da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Haverá disponibilidade nos turnos da tarde e da noite. Cada minicurso possui duração total de 20 horas e irá custar R$ 100. Confira as opções:

Quinta-feira, entre 14h e 15h40:

A Igreja: da construção da pedra à comunidade viva – Estudo a partir dos Atos dos Apóstolos

Professor: Ms. José Artur Tavares Brito

Duração: de 05 de março a a 04 de junho.

Quinta-feira, entre 16h e 17h40:

Sacramentos: sinais de vida e de esperança – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. Pe. Luiz Alencar Libório

Duração: de 05 de março a 04 de junho.

Quarta-feira, entre 18h30 e 20h10:

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. João Luiz Correia Junior

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Quarta-feira, entre 20h20 e 22h10:

Nascimento do Cristianismo – Introdução ao Novo Testamento

Professor: Dr. Cláudio Vianney Malzoni

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Mais informações:

Coordenação da Pastoral: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária: (81) 2119 4140 – Sala 003 do bloco B

Prof. João Luiz, coordenador geral do “Universidade não tem idade”: (81) 2119 4140

Programa de intercâmbio da Católica abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

O programa de intercâmbio estudantil 2009.1 da Universidade Católica de Pernambuco vai abrir inscrições aos alunos interessados em estudar no exterior.

Os estudantes interessados deverão entregar os documentos solicitados entre os dias 16 e 27 de fevereiro de 2009, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Pró-reitoria Comunitária, localizada na sala 003, no térreo do bloco B.

Três reuniões informativas serão realizadas nos dias 11 de fevereiro (quarta-feira), na sala 004 – Espaço Loyola -, localizada no térreo do bloco B. A primeira ocorre entre 10h30 e 12h. A segunda, entre 17h e 18h. O último encontro acontece entre 18h e 19h. Os alunos presentes vão receber mais informações sobre o funcionamento do programa de intercâmbio da Católica.

A participação no programa de intercâmbio da Universidade é limitada a alunos que:

  • Não possuam reprovação no histórico acadêmico
  • Tenham bom desempenho acadêmico
  • Sejam maiores de 18 anos
  • Conheçam o idioma do país anfitrião
  • Estejam cursando entre o terceiro e o antepenúltimo período do seu curso.

A Unicap possui convênio com universidades da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os nomes e contatos das instituições de ensino - assim como as parcerias especiais para os departamentos de Química e de Engenharia Química - podem ser encontrados no site www.unicap.br, na seção de Intercâmbio, ou no quadro de avisos defronte à sala 004, localizado no térreo do bloco B.

Serviço:

Programa de Intercâmbio Estudantil da Universidade Católica de Pernambuco

Informações:

Fone:
(81) 2119 4298

Site:
http://www.unicap.br/extensao/intercambio.htm

E-mail
intercambio@unicap.br

Reuniões informativas

Data:
11/02/2009 (quarta-feira)

Local:
Sala 004 – Espaço Loyola – térreo do bloco B

Horários:

10h30 às 12h

17h às 18h

18h às 19h

Entrega de documentos

Data:
de 16/02/2009 a 27/02/2009

Local:
Sala 003 – Pró-reitoria Comunitária – térreo do bloco B

Horários:

9h às 11h30

14h às 16h30

Católica está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de março de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA
2. CATEQUESE
3. CIÊNCIA POLÍTICA: TEORIA E PRÁTICA POLÍTICA NO BRASIL
4. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
5. PATRIMÔNIO HISTÓRICO: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO
6. CIÊNCIAS CRIMINAIS
7. DIREITO PROCESSUAL CIVIL
8. DIREITOS HUMANOS
9. EDUCAÇÃO ESPECIAL
10. EDUCAÇÃO INFANTIL
11. ENSINO DE MATEMÁTICA
12. GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA
13. GESTÃO EDUCACIONAL
14. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
15. RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
16. SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE
17. SEXUALIDADE HUMANA
18. TECNOLOGIA ASSISTIVA

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
FEVEREIRO





 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000