A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 13 de fevereiro de 2009 Ano 8

O pluralismo religioso na visão do francês Claude Geffré
Por Rebeca Kramer 


Pierre Claverrue, Bispo da Argélia. Eu sou crente. Eu creio que Deus existe.
Mas eu não tenho a pretensão de possuir Deus. Ninguém possui a Deus.
 
 
No auditório, muita gente curiosa. Quem é esse homem tão comentado no mundo da teologia como um dos maiores teóricos da atualidade? Esse homem brilhante, como assim definiu o Padre Jacques Trudel, chama-se Claude Geffré. Com a tradução simultânea de Cláudio Vianney Malzoni, a Universidade Católica de Pernambuco promoveu a conferência intitulada: “A revalação diante do pluralismo religioso”, às 19h desta quinta-feira (12), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). A palestra tinha por objetivo interpretar e refletir a relação existente entre as religiões e a importância de cada uma delas para o mundo. 

O teólogo Claude Geffré, que é membro do Comitê Científico da Revista Internacional “Concilium”, diretor da coletânea “Cogitatio Fidei” e, além disso, professor do Instituto Católico de Paris, também já foi diretor da Escola Bíblica de Jerusalém. Segundo o professor de teologia da Católica Marcos Almeida, a mente aberta do teórico teria lhe propiciado muita experiência positiva: “Claude pensa a pluralidade religiosa a partir da contemporaneidade, que vai desde a exclusão religiosa, até o combate à guerra. Debate questões místicas sem preconceito e como todos os tipos de religião atuam na vida das pessoas”. 

Nas palavras de Geffré, “É preciso encarar esse desafio de pluralidade religiosa. Estamos no século 21, em que há um pluralismo religioso com o mito de Babel tornando-se cada vez mais verdadeiro. Deve haver um bom pluralismo, aquele em que a sociedade aceite que haja uma busca comum da verdade. Assim como em Babel se falavam várias línguas, o exercício das diferentes religiões presentes em todo o mundo também podem ser bênçãos de Deus.” Dessa maneira, o teórico resumiu a ideia de uma teologia da religião em que o foco não seja o pecador ou o pecado, mas sim a importância que as outras religiões têm em si. Afinal, o respeito às outras doutrinas seria a melhor maneira de escapar do pensamento de ser um proprietário de Cristo ou de sua graça. Ele propõe, dessa maneira, uma teologia inter-religiosa, reinterpretativa dos principais dogmas do cristianismo. 

De acordo com Anderson Magno (26), estudante do Instituto Sedes Sapientiae e graduado em Filosofia, a teologia deveria surgir para amadurecer o conceito de fé. A fé, hoje, seria viver no fanatismo e olhar o mundo através de uma só ótica. “As pessoas deveriam saber viver num mundo de diferenças, ter personalidade para permanecer com sua ideologia de fé e sem interferir na liberdade do outro”, afirmou Anderson. Para a Irmã Consuelo Tavares, beneditina missionária, um grande defeito do homem seria sua incapacidade de enxergar o que interessa ao outro, em outras palavras, a prática do princípio da alteridade.  

Para quem pôde conferir o discurso de Geffré, muita ideologia foi, por ele, desmistificada. Ao final da palestra, por volta das 21h30, abriu-se espaço para as perguntas do público e as considerações finais do Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens. Durante sua apresentação, o teólogo ainda mencionou que é possível falar em um ‘cristocentrismo’ e haver uma abertura para a discussão entre outras religiões. Afinal, se o Cristianismo pode dialogar com diferentes religiões é porque ele entende suas próprias limitações”.  E assim, indagou: “Quem sabe o pluralismo não seja um desejo secreto de Deus?”. Nós somos acostumados a uma lógica de verdadeiro e falso. Não conseguimos ver a possibilidade de haver uma verdade e outra e outra e outra, complementou o teólogo.

Durante a conferência, foram vendidos exemplares da Revista “Concilium” e do livro de Claude Geffré em português: “Crer e interpretar- A virada hermenêutica da teologia”, com a tradução de Lúcia M. Endlich Orth, ao preço especial de R$ 30,00. 

Encontro reúne professores da Católica e o teólogo Claude Geffré
Por Tiago Cisneiros

O teólogo francês Claude Geffré participou, nesta sexta-feira (13), de encontro com professores da Universidade Católica de Pernambuco. A reunião aconteceu às 15h, no Espaço Receptivo da Unicap (primeiro andar do bloco G).

O coordenador do curso de Teologia, Cláudio Vianney, e o Padre Jacques Trudel, da Ouvidoria Comunitária da Católica, traduziram o diálogo entre Claude Geffré e os professores de Teologia, História e do Mestrado em Ciências da Religião. Na pauta do encontro, considerações sobre a palestra “Revelação diante do pluralismo religioso”, realizada, nesta quinta-feira (12), no auditório do CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas) da Unicap.

Para Cláudio Vianney, a presença de Claude Geffré é “de uma importância imensa”. “Ele é um dos maiores teólogos do século 20 e da atualidade. Nesta viagem ao Brasil, passou, apenas, por São Paulo e Recife”.

Após a apresentação individual dos professores, Claude Geffré tratou do ensino religioso. “Percebo que, aqui, os professores são mais voltados para os estudos das Ciências da Religião do que para a própria Teologia. Isso é uma tendência geral; na Europa, também, é assim”, avaliou. “Antes, se via como impossível que um teólogo assumisse essa postura, porque ele não teria o rigor científico necessário”.

O diálogo inter-religioso, um dos principais pontos discutidos por Claude Geffré, também foi tema do debate. “A abertura que, hoje, há entre católicos e cristãos não existe em outras religiões. Espero bons frutos desse diálogo no futuro, mas, atualmente, se observa que o cristão está perdendo sua identidade. Enquanto isso, seguidores de outras crenças se afirmam, por se manterem diferentes, distantes”, declarou o coordenador de Teologia, Claudio Vianney. Para Geffré, “o diálogo poderia crescer, se houvesse uma autoridade determinada, como o Papa, nas demais religiões”.

A postura cristocêntrica, diante do pluralismo religioso, de Claude Geffré foi objeto de perguntas e considerações no encontro. O teólogo francês enxerga, em Jesus Cristo, uma figura especial. Ao mesmo tempo, defende uma posição de respeito aos líderes e ideias das demais religiões. O seu cristocentrismo, portanto, é particular, já que declara ser imprópria a comparação de valor com as outras crenças.

Em resposta ao Reitor, Padre Pedro Rubens, quanto às possíveis contribuições do Brasil ao Cristianismo, Claude Geffré observou: “Existem dois pontos. Se olharmos pela quantidade de seguidores brasileiros, é óbvio que se trata de uma grande representação dentro do contingente de fiéis no mundo. Por outro lado, fica a dúvida: essa força do Cristianismo será conservada, mesmo com o atual processo de desenvolvimento pelo qual o país atravessa? Na Europa, a religião cristã foi enfraquecida, a partir do crescimento das nações”.

Ao término do encontro, o Reitor da Católica presenteou o teólogo com uma biografia de Dom Helder Câmara, que teria completado cem anos no último sábado. O livro, escrito em português, é a “oportunidade para Claude Geffré praticar essa língua que ele considera tão bonita, mas não sabe falar”, brincou o Padre Pedro Rubens.

O padre canadense Jacques Trudel, da Ouvidoria da Universidade Católica, chegou ao Brasil em 1960. Desde 1975, trabalha na Unicap. Já ocupou a chefia da Pastoral e foi professor do curso de Teologia. Sobre Claude Geffré, ele avalia: “É muito bom tê-lo aqui. Trata-se de um espírito avançado: questionador, mas sem abandonar sua fidelidade cristã, mesmo no diálogo inter-religioso”.

Câmara dos Vereadores de Olinda homenageia Dom Helder Câmara
Por Tiago Cisneiros

Nesta quinta-feira (12), Dom Helder Câmara recebeu homenagem da Câmara dos Vereadores de Olinda. O Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, representou a Universidade, uma das entidades organizadoras das cerimônias pelo centenário do religioso.

Durante o evento, Padre Miguel Martins tratou da importância de Dom Helder para Pernambuco, o Nordeste e o Brasil. “Ele atravessou o século 20, sempre trazendo uma palavra profética, de chamada de atenção às questões da justiça, da superação da pobreza e da promoção da dignidade humana. O mais bonito de Dom Helder é isto: ele traduz a religião, a fé e a mística na concretude da própria vida”, declarou.

Sobre a iniciativa dos vereadores de Olinda, Padre Miguel avalia: “Nada mais justo do que essas homenagens - tanto daqui quanto a da Câmara do Recife, na semana passada - a quem foi arcebispo destas cidades por tanto tempo e marcou da maneira como ele fez”.

Poeta Chico Pedrosa é homenageado na Católica
Por Tiago Cisneiros

O projeto Quinta em Ritmo e Poesia recebeu, nesta quinta-feira (13), o poeta popular Chico Pedrosa. A homenagem aconteceu no hall do bloco G, a partir das 17h.

A professora Haidée Camelo, coordenadora do curso de Letras da Católica, foi a responsável pela iniciativa. “A idéia de chamar Chico Pedrosa é coerente com o projeto, que se propõe a valorizar a cultura, principalmente os talentos e tradições locais. O Quinta em Ritmo e Poesia é um espaço para as pessoas mostrarem suas aptidões, mas possui, também, um momento de homenagem para os grandes mestres da nossa arte”, explica. Ela destaca, ainda, a influência de Chico nos poetas populares das novas gerações, como Jessier Quirino, Vital Farias e Ricardo Anísio. “A gente recebeu muitos depoimentos deles, que se consideram filhos de Chico Pedrosa”, conta.

Haidée considera que o poeta se destaca por sua veia humorística, mesmo ao tratar temas sérios, de caráter político, econômico ou existencial. “É um humor inteligente, jamais voltado à obscenidade, como é tão comum na poesia atual. Ele representa o talento próprio do nordestino”.

Recentemente, o Ministério da Cultura concedeu o prêmio Mestre da Cultura a 90 artistas brasileiros. De Pernambuco, apenas sete pessoas foram contempladas. Entre elas, Chico Pedrosa.

O poeta admite não saber quantos poemas já escreveu: “Foram mais de cem, não tenho certeza”. Sua obra está registrada em livros, como “Pilão de Terra” e “Raízes da Terra”, e CDs, como “No meu sertão, é assim” e “Paisagem sertaneja, poesia viva”. Alguns textos podem ser encontrados na internet, principalmente “A briga na procissão” e “O abilolado”, resgatados pela banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado.

Chico relata que “A briga na procissão” inspirou uma peça teatral em Lisboa, Portugal, em abril de 2008. Já “O abilolado” foi encenado na Espanha, na cidade de Santiago de Compostela. Apesar dos destaques, ele garante: “Para mim, todos os poemas têm o mesmo valor: são, igualmente, especiais”.

Aos 72 anos, Chico Pedrosa não abre mão dos palcos. “Há três meses, estive em temporada de shows no Acre. Assim que voltei ao Recife, já peguei outro voo, para me apresentar no Rio Grande do Sul”, conta. O poeta, natural de Guarabira, na Paraíba, declara seu carinho pela capital pernambucana: “Moro aqui faz dois anos, mas devia ter vindo muito antes para cá; talvez, há trinta ou quarenta anos”.

Durante a apresentação no Quinta em Ritmo e Poesia, Chico Pedrosa declamou seus textos mais conhecidos, arrancando risos e aplausos do público. O próprio agradecimento pelo convite da Universidade foi feito em versos. Ao apresentar o poema “O erro da vendedora”, ele homenageou os alunos: “Nós somos estudantes para sempre. Nunca deixamos de aprender alguma coisa com a vida”.

“Para mim, é extraordinário estar aqui. Me sinto leve, como se estivesse voando. Às vezes, paro e penso que não mereço tudo isso. Ser reconhecido desta maneira é a melhor coisa do mundo. Esses momentos alegram muito o matuto, o poeta nordestino”, declarou Chico Pedrosa, sobre a homenagem prestada pela Universidade Católica de Pernambuco, no projeto Quinta em Ritmo e Poesia.

O pastoralista Gilmar Araújo, a professora Haidée e alguns universitários, também, participaram do evento. Eles foram responsáveis pela leitura de trechos sobre a vida e a obra de Chico Pedrosa. 

Na ocasião, foram vendidos CDs do poeta, ao valor unitário de R$ 10,00, e o livro “Sertão Caboclo – Antologia Poética de Chico Pedrosa”, publicado pela Editora Bagaço.

Liceu é palco de fórum e performance artística do Reciclarte
Por André Amorim

Foi concluído, nesta sexta-feira (13), no prédio do antigo Liceu de Artes e Ofícios, hoje pertencente à Católica, o Reciclarte 4. O evento, que teve seu início no mês de janeiro, encerrou suas atividades com um fórum de dança e uma performance artística. Estiveram presentes o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Hugo Ara, assessor geral para Assuntos Culturais da Católica.

Antes de falar sobre os projetos desenvolvidos no Liceu, o Reitor exibiu um vídeo mostrando um pouco da história do prédio e da necessidade de parcerias para a manutenção e utilização do espaço. “O Liceu nasceu de uma conjugação de parceiros. Para continuar, nós precisamos de novos parceiros”, explica o Reitor em um dos trechos do filme.

Logo após a exibição, o Reitor reafirmou a necessidade de novas parcerias e disse sentir-se feliz em disponibilizar o espaço para eventos de natureza artística. “Fico feliz que a gente reabra essa porta para a arte”, falou. O Padre Hugo Ara também comentou sobre a importância do acontecimento. “Isso é uma semente, hoje, importante. Estamos abrindo as portas não só para Universidade, mas também para a sociedade”.

O fórum, cujo tema foi “O que eu faço pela dança? O que você faz pela dança?”, ocupou os participantes durante o período da manhã e o início da tarde, contou com a presença de pessoas e organizações que realizam projetos de resgate do passado da dança em Pernambuco. Um dos grupos, o Recordança, possui um banco de dados digital com documentos, vídeos e fotos dos anos de 1970 até o ano 2000. O acervo do grupo pode ser acessado através do site www.fundaj.gov.br/recordanca. No final da tarde, às 17h, um grupo de dança apresentou uma performance artística baseada num dos encontros do grupo.

Mesa-redonda discutirá incentivo para cursos de mestrado e doutorado em matemática
Por Lílith Perboire

Nesta quarta-feira (18), às 17h, será realizada, na Universidade Católica de Pernambuco, uma mesa-redonda para discutir o incentivo dos cursos de mestrado e doutorado em matemática. A iniciativa pretende debater também outros temas ligados às licenciaturas de maneira geral e aos cursos de matemática de todo o Brasil.

A mesa terá como convidados os professores Pedro Inojosa, da Universidade Federal da Paraíba, Jorge Inojosa, da Universidade Rural de Pernambuco, e César Castilho, da Universidade Federal de Pernambuco, além de Michael Lopes, chefe do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima e ex-aluno da Católica.

O encontro será aberto ao público e acontecerá no 1º andar do bloco D. Alunos e professores de outros cursos interessados na discussão também poderão comparecer.

Maracatu Tambores D’Olorum sai às ruas no Carnaval 2009
Por Jaime Mitchell

O Carnaval do Recife e Olinda vai contar com a animação do Maracatu Tambores D’Olorum. O grupo formado por 42 batuqueiros se apresentará na Festa de Momo ao som do maracatu de baque virado. Estudantes, professores, funcionários e, também, familiares e amigos que formam o Tambores D’Olorum procuram levar a representação da cultura pernambucana nas suas apresentações.

Com dois anos de existência, o Tambores D’Olorum fará a sua estreia oficial no Carnaval. O grupo realiza todos os sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h, Oficina de Maracatu destinada ao público em geral. Veja por onde o Maracatu Tambores D’Olorum vai passar e por onde já passou.

06/02/09 (sexta-feira)

Previa do Bloco A Corda

Local Mercado Eufrásio Barbosa – Olinda – PE - às 22h

08/02/09 (domingo)

Arrastão no Recife Antigo - às 16h

Concentração: Marco Zero

13/02/09 (sexta-feira)

- Bloco "Não Empomba, deixa a pomba sair!" - às 19h

Local: Universidade Católica de Pernambuco

- Bloco Ligados em folia - Sinttel/PE - às 00h

Local: Clube Internacional do Recife

14/02/09 (sábado)

Arrastão Olinda - às 15h

Concentração e saída em frente à Igreja do Amparo, fazendo o percurso: Rua Treze de Maio, Quatro-cantos, Ribeira, Prefeitura, término Pitombeiras.

15/02/09 (domingo)

Arrastão Recife Antigo  - às 16h

Concentração às 15h 30min - Marco Zero

Percurso do carnaval: Rua Mariz e Barros, Rua da Moeda, Av. Marquês de Olinda, Praça do Marco Zero, Av. Barbosa Lima, Rua do Bom Jesus, término Praça do Arsenal.

20/02/09 (sexta-feira) - Trabalho Social

BLOCO: T.C.M O FUTURO SE CONSTRÓI BRINCANDO. DA ASSOCIAÇÃO PRÓ-CRIANÇA E FAMÍLIA – Bonsucesso, Olinda - PE

Concentração e saída em frente à Associação Pró-Criança e Família Sediada na Estrada do Bonsucesso, 745, Bonsucesso, Olinda-PE

Percurso do carnaval: Estrada do Bonsucesso, à Igreja do Amparo, rua Treze de Maio, Quatro-cantos, Ribeira, Prefeitura, Pitombeiras, Prudente de Morais, Rua do Amparo e volta à sede.

21/02/09 (sábado) - DESFILE OFICIAL

LOCAL: OLINDA – PE - às 15h

Concentração e saída em frente à Igreja do Amparo, rua Treze de Maio, Quatro-cantos, Ribeira, Prefeitura, término Pitombeiras.

23/02/09 (segunda-feira) - DESFILE OFICIAL

LOCAL: RECIFE ANTIGO - às 19h

Percurso do carnaval: Rua Mariz e Barros, Rua da Moeda, Av. Marquês de Olinda, Praça do Marco Zero, Av. Barbosa Lima, Rua do Bom Jesus, término Praça do Arsenal.

Professores da Católica debatem crise mundial, governo Obama e futuro do Brasil
Por Tiago Cisneiros

Na próxima segunda-feira (16), a Universidade Católica de Pernambuco promove o debate “Crise financeira internacional, o novo governo Obama e as repercussões para o Brasil”. O encontro acontecerá no auditório G1 (primeiro andar do bloco G), a partir das 20h30.

O evento terá mediação do professor Leonel Ferreira, diretor do Centro de Ciências Sociais da Universidade. Os debatedores serão os professores da Católica Thales Castro, coordenador do curso de Economia, e Valdeci Monteiro, presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/PE).

Bloco “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” anima cientistas
Por André Amorim

A troça carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” já está preparada para cair na folia. O bloco, formado por cientistas, homenageia, este ano, com bonecos gigantes, o médico sanitarista Carlos Chagas e o físico italiano Galileu Galilei. Os bonecos dos homenageados se juntarão aos já existentes de Albert Einstein, Santos Dumont, José Leite Lopes e Charles Darwin.

A programação de carnaval, definida desde o mês de janeiro, terá quatro dias de animação. O primeiro dia de folia será na quarta-feira (18), na Torre Malakoff, a partir das 20h30. Na sexta-feira (20), os participantes da troça se reúnem às 12h30 em frente ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), na UFPE. No sábado de Zé Pereira, dia 21, o bloco se encontra em Olinda às 12h. Na segunda-feira (23), último dia em que a troça vai para rua, os participantes se encontram às 14h, na Igreja de São Pedro, em Olinda.

Católica promove curso de criação e performance musical
Por André Amorim

A Católica realiza, a partir do dia 27 de fevereiro, o curso Criação e Performance Musical. O curso, ministrado pelos professores nova-iorquinos Brandon Davis e Ken Wiatrek, terá início no dia 27 e retomará suas atividades no intervalo de 2 a 12 de março. Os encontros vão acontecer no teatro do bloco B da Católica.

O objetivo do curso é fazer com que os participantes criem performances baseadas no “Enneagram of Personality” (eneagrama da personalidade) e uma escala “B-Flat” (si bemol). O sistema eneagrama descreve nove diferentes tipos de personalidades e suas interrelações, através da análise do símbolo eneagrama, enquanto o “B-Flat” seria a frequência com a qual ressoa todo o universo.

Estão sendo oferecidas 36 vagas, sendo metade para o turno da tarde e a outra metade para o da noite. O horário dos encontros será das 15h às 18h30 para os alunos inscritos à tarde e de 19h às 22h para os participantes inscritos à noite. Ao término do curso, os alunos farão apresentação da performance ensaiada. Os interessados podem se inscrever na Coordenação de Ação Comunitária, sala 002, bloco B.

Outras informações pelo telefone: 2119-4186.

Católica vai promover em março a 7a Semana da Mulher
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, entre 2 e 6 de março, a 7a Semana da Mulher. O tema desta edição é “Mulher clamando justiça em busca de paz”. Serão realizadas palestras, apresentações culturais, mesas-redondas, painéis, oficinas e missa.

A 7a Semana da Mulher é uma iniciativa da Pró-reitoria Comunitária da Católica, com o apoio da Pastoral da Universidade. O evento pretende contribuir para a promoção da cultura da justiça e da paz, com um olhar especial sobre o cotidiano das mulheres, sobretudo, daquelas que são vítimas de violência na sociedade em geral.

As homenageadas da 7a Semana da Mulher são a deputada estadual por Pernambuco Teresa Leitão, a escritora Deborah Brennand e Maria da Penha Maia, que inspirou a lei em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Na sexta-feira (7), a partir das 19h30, no auditório G2 (primeiro andar do bloco G), o Tributo à Mulher - com apresentações de dança, poesia e música - encerrará o evento.

Camisas temáticas do evento estão sendo vendidas por R$ 12,00 (branca) e R$ 15,00 (preta), na Pró-reitoria Comunitária (sala 003, localizada no térreo do bloco B). O dinheiro arrecadado irá financiar parte dos custos de realização da 7a Semana da Mulher e contribuir com o projeto Ronda Noturna, organizado pela Pastoral da Católica. No Ronda Noturna, voluntários, funcionários e alunos da Universidade saem às ruas do centro do Recife, todas as quintas-feiras, para distribuir alimentos às pessoas sem teto.

Um dos destaques da Semana é o seminário “75 anos do voto feminino”, promovido pela Coordenadoria da Mulher, órgão da Prefeitura do Recife. As palestras acontecerão na quinta-feira (5), entre 8h e 17h, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G). Em seguida, às 17h30, dentro do projeto “Quinta em ritmo e poesia”, será realizado, a partir do hall do bloco G, o arrastão “Nem com uma flor”, com a participação da Orquestra de Mulheres.

Durante toda a Semana, serão ministradas oficinas de bijuteria, internet para iniciantes e fisioterapia. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas na Pastoral ou na Pró-Reitoria Comunitária da Católica.

A participação em toda a programação da 7a Semana da Mulher é gratuita e aberta ao público.

Mais informações sobre o evento:

- Site: http://www.unicap.br/eventos/mulher/mulher.html (programação completa)

- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146

- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.

- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.

Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco sediará, no dia 12 de março, o 3o Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas ele está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.

Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa pode se inscrever para recitar seus próprios poemas ou cordéis durante o encontro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com, até o dia 2 de março.

É necessário informar nome, telefone de contato e os temas dos textos a serem declamados (máximo de três poemas ou dois cordéis por pessoa). Atenção: os interessados em, apenas, assistir às apresentações não precisam se inscrever. Jair Inácio dos Santos, estudante do quinto período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência do gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direitos a alimentos – Garantias Constitucionais

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadurecer

Vagas: 40
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: 824 - bloco B

Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 135,00
Professora: Francisca Maria Alves da Mota
Início do curso: 04/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 401 - bloco G4

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra a saída

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica

Vagas: 25
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: abril e maio (segundas e quintas-feiras)
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única: R$ 105,00
Professor: Marcos André dos Santos
Início do curso: março a maio (sábados e terças-feiras)
Horário: 9h às 12h (sábados) 16h às 19h (terças)
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes

Vagas: 25
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Souza Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática

Vagas: 20
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: março a maio (segundas e quartas-feiras)
Horário: 14h às 17h

Produza o seu próprio combustível: o biodiesel a partir do óleo de fritura

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 90,00
Professores: Valdemar Alexandre e Maria Helena Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re) visitando o centro: veja o Recife com outros olhos

Número de vagas: 40
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Viajando na melhor idade

Número de vagas: 40
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Relações humanas: a alma do negócio

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Neto
Início do curso: março a junho (quartas-feiras)
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - bloco B

Sacramentos – sinais de vida e de esperança

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: março a junho (quintas-feiras)
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – bloco B

A igreja – da construção de pedra à comunidade viva

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: março a junho (quintas-feiras)
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - bloco B

Nascimento do cristianismo – introdução ao Novo Testamento

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: março a junho (quartas-feiras)
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - bloco B

No princípio era o mito – a dimensão simbólica da vida

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: abril a maio (terças-feiras)
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética – desafios atuais

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Hermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: abril a maio (quartas-feiras)
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Compreenda melhor a sua família

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 175,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 208 - bloco B

Católica promove MBA em Gestão de Negócios
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, o curso MBA em Gestão de Negócios. A área é uma das mais procuradas entre as pós-graduações, segundo o Jornal do Commercio, em matéria especial do dia 30 de setembro de 2008.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 16 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site www.unicap.br, e dar entrada no Espaço Executivo da Unicap. São exigidos os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção para as 40 vagas oferecidas baseia-se na análise do diploma e do histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.

Os alunos selecionados deverão efetuar a matrícula entre 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será ministrado. As aulas acontecerão de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas (15 ou 30 horas cada). Ao término do MBA em Gestão de Negócios, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00.

O curso será coordenado pelo professor Adilson Celestino de Lima, docente da graduação em Administração da Católica e dos MBAs de Gestão em Negócios e de Finanças e Controladoria. “O enfoque é proporcionar uma visão geral de negócios, preparar pessoas para o empreendedorismo. O curso congrega profissionais de várias áreas, com o objetivo de formar um empreendedor, gerar uma visão empresarial do negócio e aprimorar a administração de empresas”, explica.

Sobre a quantidade de interessados, Adilson declara: “A procura está muito boa, assim como nos demais MBAs oferecidos pela Unicap. É interessante observar que se trata de uma turma muito eclética. Nela, encontramos de advogados e veterinários a engenheiros e administradores”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Católica oferece MBA em Planejamento e Gestão de Eventos
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, entre 16 de março de 2009 e julho de 2010, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Católica oferece curso de MBA em Finanças e Controladoria
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 16 de fevereiro, para a segunda turma do MBA de Finanças e Controladoria. O curso pretende atingir, principalmente, profissionais das áreas contábil, financeira, controladoria e auditoria.

As aulas ocorrerão entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, no Espaço Executivo da Universidade. O curso será ministrado de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total do MBA é de 360 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas de 15 ou 30 horas cada.

Adilson Celestino de Lima é coordenador e professor dos MBAs de Finanças e Controladoria e de Gestão de Negócios, docente da graduação de Administração e consultor financeiro para empresas. Segundo ele, o objetivo principal do curso de Finanças e Controladoria é “formar gestores administrativos financeiros e dar uma visão ampla da controladoria e das finanças das empresas”.

As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição (disponível pelo site www.unicap.br) e anexar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma foto ¾ recente.

O processo de seleção consiste na análise do diploma e do histórico escolar do candidato e, se necessário, da realização de uma entrevista individual. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro de 2009.

O MBA em Finanças e Controladoria disponibiliza 40 vagas para os interessados. O período de matrículas dos aprovados acontecerá entre 2 e 6 de março de 2009. O valor total do investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00. Ao final do curso, os estudantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Já na primeira turma do MBA, tivemos que selecionar os estudantes. Existiam mais interessados do que o número de vagas. A expectativa é que isso se repita, porque a procura está superando a do ano passado”, declara Adilson.  

Serviço

Informações e local de realização: Espaço Executivo da Unicap

Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Fones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Horário de atendimento: das 09h às 13h e das 14h às 17h.

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

A matrícula do curso acontecerá entre 09 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Católica promove curso de extensão em Teologia para Leigos
Por Tiago Cisneiros

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, de março a junho, o curso de extensão em Teologia Pastoral para Leigos e Leigas. As inscrições estarão abertas do dia 10 de fevereiro  até o dia 27 de fevereiro, pelo site www.unicap.br ou na Pró-reitoria Comunitária da Católica, localizada na sala 003, no térreo do bloco B (das 8h às 12h e das 14h às 17h).

O curso está distribuído em quatro minicursos, que passam a integrar, no semestre letivo 2009.1, o programa “Universidade não tem idade”, promovido pela Unicap e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior, da Pastoral da Católica. A coordenação do curso é do Padre Antonio Raimundo Sousa Mota.

“A idéia surgiu a partir da necessidade e do desejo de leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife de obter uma maior formação pastoral. Então, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Antonio Mota, junto ao Curso de Teologia e à Pastoral, decidiram criar esse curso”, explica João Luiz.

Os quatro minicursos serão ministrados por professores da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Haverá disponibilidade nos turnos da tarde e da noite. Cada minicurso possui duração total de 20 horas e irá  custar R$ 100. Confira as opções:

Quinta-feira, entre 14h e 15h40:

A Igreja: da construção da pedra à comunidade viva – Estudo a partir dos Atos dos Apóstolos

Professor: Ms. José Artur Tavares Brito

Duração: de 05 de março a a 04 de junho.

Quinta-feira, entre 16h e 17h40:

Sacramentos: sinais de vida e de esperança – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. Pe. Luiz Alencar Libório

Duração: de 05 de março a 04 de junho.

Quarta-feira, entre 18h30 e 20h10:

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. João Luiz Correia Junior

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Quarta-feira, entre 20h20 e 22h10:

Nascimento do Cristianismo – Introdução ao Novo Testamento

Professor: Dr. Cláudio Vianney Malzoni

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Mais informações:

Coordenação da Pastoral: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária: (81) 2119 4140 – Sala 003 do bloco B

Prof. João Luiz, coordenador geral do “Universidade não tem idade”: (81) 2119 4140

Católica está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de março de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
FEVEREIRO







MARÇO





ABRIL
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000