Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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O QUE PROPÕEM AS ESCOLAS INCLUSIVAS PARA SURDOS?
Leonardo da Silva Santos, Izabelly Correia dos Santos Brayner

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


A presente pesquisa objetivou analisar os documentos municipais e federais dos últimos dez anos da Região Metropolitana de Pernambuco com relação à educação inclusiva para surdos. É nesse cenário que se encontra a problematização desta pesquisa: quais as propostas presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos para educação de surdos do nosso estado. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e foi inspirada no método bibliográfico o qual segundo Triviños (2010) dá conta de significados, motivos, crenças, valores. Essa modalidade de estudo possibilitou a análise e avaliação  de leis, decretos, e planos municipais de educação, uma vez que permitiu o cenário em extensão e em profundidade, permitindo a comparação de dados históricos produzidos e, inclusive, antecipação de possíveis projeções. Nesse sentido, a Região Metropolitana do Estado de Pernambuco é composta por quinze (15) Munícipios, foi possível o levantamento dos dados de dez (10) desses Munícipios e todos os documentos foram analisados conforme os aspectos presentes nas Leis e Decretos Federais com relação a educação de surdos. Assim, concluímos que: todos os Munícipios apresentam em seus PPP a oferta do intérprete/tradutor de LIBRAS; cinco (5) Munícipios (R1, R2, R4, R5 e R9) afirma que irão garantir uma educação bilíngue para a comunidade surda; apenas o Município R2 não faz nenhuma referencia a mudanças ou adaptações em seus materiais específicos ou acervo; apesar de termos pesquisados dez (10) Munícipios, só o R1 refere ofertar a disciplina LIBRAS na educação básica; com relação a formação dos professores, R2 e R5, não fazem nenhuma referencia de como irão proporcionar esse novos conhecimentos com os docentes; e, somente R1 e R10 referiram atualizar os acervos das bibliotecas para promover a acessibilidade. É possível afirmar que há uma grande disparidade nos níveis de oferecimento de uma educação de qualidade para os surdos no Estado de Pernambuco.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Surdez; Educação

Referências


TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. SãoPaulo, Atlas, 1987.