Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
A interação dialógica nas redes sociais: como o dialogismo está presente nas interações entre usuários do TikTok.
Karina Gomes da Silva

Última alteração: 2021-05-04

Resumo


A interação dialógica nas redes sociais: como o dialogismo está presente nas interações entre usuários do TikTok.

Júlia Mª Correia da Luz;

Karina Gomes da Silva.


No século XXI, a interação nas redes sociais é algo natural entre os indivíduos de várias idades. Mas, para chegarmos até aqui, a humanidade vivenciou diversas fases na qual a linguagem foi sendo desenvolvida. Tudo teve início há 1,8 milhões de anos, onde o Homo Erectus começou a desenvolver ferramentas com pedras que facilitavam a quebra das sementes. A partir daí, o hominídeo começou a exercitar mais a sua mente com o objetivo de criar novas peças que auxiliassem nos desafios diários do seu habitat. Daniel L. Everett, em “Linguagem: a história da maior invenção da humanidade”, chama esse momento de “primeira revolução cultural”, e explica que a chegada das ferramentas sinalizavam o surgimento da cultura,e que isso trouxe implicações para a evolução da linguagem. Trazendo para a contemporaneidade, os linguistas começaram a enxergar a linguagem como “[...] atividade, como forma de ação, ação interindividual finalisticamente orientada; como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vínculos e compromissos anteriormente inexistentes.” (Koch, 1993). Esta pesquisa tem como objetivo a análise de como o dialogismo está presente nas interações sociais, mas, especificamente, entre usuários do TikTok. Por meio de uma pesquisa qualitativa, através de formulários do Google Forms, pretende-se analisar o papel do dialogismo na interação entre esses usuários.


Palavras chaves: Dialogismo; Interação; Linguagem.

Palavras-chave


Dialogismo; Interação; Linguagem.