Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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Pontos de vista em jogo: como argumentam as notícias?
GOMES Emanuelli Barbosa

Última alteração: 2021-05-06

Resumo


Compreendendo o texto como uma “entidade multifacetada”, fruto de um processo interacional altamente complexo, que envolve sujeitos, seus objetivos e conhecimentos e busca, ainda, atingir determinado propósito comunicativo, este trabalho objetiva analisar os processos referenciais e as relações intertextuais presentes em textos do gênero notícia, comumente tidos como imparciais e neutros, de forma a desvelar a orientação argumentativa presente. Neste empreendimento, apoiamo-nos nos pressupostos da Linguística Textual, que engloba a referenciação como uma atividade sociocognitiva-discursiva, a reconhecendo, na análise textual-discursiva, neste caso das notícias, como um dos fenômenos mais importantes para a produção e compreensão de sentidos, por ela não se resumir apenas a repetir num contexto determinadas formas de expressão referencial, mas também organiza o texto, argumenta, resume, traz novas informações e veicula discursivamente distintas vozes e pontos de vista. Neste aspecto, torna-se importante analisar também as relações intertextuais, em virtude de seu caráter altamente argumentativo. Para tanto, baseamo-nos em Marcuschi (2004; 2008), que trata a língua como um conjunto de práticas sociocognitivas historicamente situadas; Cavalcante (2012) e Matos (2018) para o estudo da referenciação e das redes referenciais; Carvalho (2018) no que tange ao fenômeno da intertextualidade e suas categorias e, por fim, em Amossy (2018), para o tratamento da argumentação. Como resultados das análises, observamos uma estreita relação entre os intertextos, sendo a maioria por citação e paráfrase, e os processos de referenciação, que pode ter o referente introduzido de maneira já recategorizada, ou passar pela mudança por meio do diálogo entre textos ou redes referenciais.


Palavras-chave


Referenciação; Intertextualidade; Argumentação.

Referências


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