Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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A CHARGE E O PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: um relato de experiência sobre uma intervenção na produção textual dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Gêneros textuais convivem diariamente com os usuários da Língua Portuguesa, de forma intrínseca ao seu cotidiano, que em muitas vezes eles utilizam para se divertir, refletir e expor a sociedade em que vivem e partindo desses gêneros construírem significados sociais. Dessa maneira este trabalho foi elaborado para auxiliar o pensamento e a construção de significados por parte dos alunos, partindo do gênero textual charge, o qual suas representações apresentam a sociedade e seus fatos com bastante humor, mas que não deixam de expressar a ideia do autor ao representar fatos que os intrigam ou interferem no cenário cultural em que vive. O gênero escolhido utiliza de forma equilibrada os elementos linguísticos e extralinguísticos na aquisição de sentidos e na construção destes, analisaremos a charge e seu uso no processo de leitura e produção textual em sala de aula. A intervenção foi realizada numa sala de 7º ano do Ensino Fundamental, onde os alunos puderam refletir sobre a importância desses gêneros bem como identificá-lo em seus usos em seu cotidiano, viabilizamos também a  discussão e a análise do processo interpretativo do gênero charge, considerando o seu papel no contexto ensino-aprendizagem intervindo diretamente na produção textual dos alunos. Por tanto, a discussão é pautada na abordagem sociointeracionista da linguagem, para a qual o texto deve ser visto como uma atividade interacional, criativa e social.

 


Palavras-chave


Gêneros Textuais. Leitura e Produção Textual. Construção de Significados.

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