Educação Musical numa reflexão dialógica com as Práticas de Letramento
EDIVALDO FERREIRA DE ARRUDA, ILKA VERLANE DA SILVA ARRUDA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO
Última alteração: 2021-10-21
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as relações entre o letramento e a música nas esferas onde são concebidos e como essas ligações favorecem o desenvolvimento da criança no processo da aquisição da leitura e da escrita. E ademais, verificar as contribuições da musicalização como um dos recursos que corroboram e norteiam o processo de construção da aprendizagem, contextualizando-os frente às práticas de letramento, e apresentando-os enquanto pontos relevantes que merecem atenção e análise. Os referenciais teóricos adotados, são: Street (2014) e Kleiman (1995) no que se refere a “Letramentos sociais”; Fernández (2001) sobre “Problemas de aprendizagem”; e Fonterrada (2008), Swanwick (1994) e Mársico (2011) quanto à “Educação musical”. Portanto, a partir da pesquisa qualitativa, buscou-se refletir sobre as estratégias de ensino e aprendizagem, sob o olhar da educação musical, num estudo centrado em pesquisas empíricas pautadas nas análises de corpora bibliográficas. O conhecimento sobre o letramento e sua relação com a música proporciona ao educador melhor desempenho em sua prática pedagógica, possibilitando a compreensão de que as práticas de letramento vão além da leitura e da escrita propriamente ditas. Dessa forma, pode-se detectar os obstáculos existentes no processo de aprendizagem em um nível geral e também especificamente no nível escolar.
Palavras-chave
Letramento; Educação Musical; Aprendizagem.
Referências
FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de letras, 1995.
MÁRSICO, L. O. A criança no mundo da música: uma metodologia para educação musical de crianças. Porto alegre: Rígel, 2011.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola editorial, 2014.
SWANWICK, K. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. London: Routledge, 1994.