Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
JARGÃO NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO ADOTADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
William Berg Lima da Silva, Renata Fonseca Lima da Fonte

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Na academia, o jargão é um tema pouco estudado, porém ele é um elemento prosódico-vocal presente na trajetória linguística da criança, e, por isso, merece maior investigação. Na abordagem de aquisição de linguagem, o jargão pode ser discutido tanto como linguagem quanto sintoma, a depender do foco da investigação. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a concepção sobre jargão na aquisição de linguagem adotada em artigos científicos. Mais especificamente, identificar a concepção de jargão adotada pelas pesquisas selecionadas e verificar as perspectivas teóricas dos estudos na área de aquisição de linguagem. Para isso, trabalhamos com a metodologia qualitativa, em que realizamos uma busca de artigos científicos nacionais e internacionais que abordaram o tema jargão na aquisição de linguagem, nas bases eletrônicas de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Nos artigos encontrados, os quais levantamos nas plataformas eletrônicas, pudemos identificar que muitos deles, de forma idiossincrática, adotaram a concepção do jargão como sintoma, enquanto outro o adota como linguagem. Outrossim, dentro desse corpus, alguns dos autores optaram por não definir o jargão, ao passo que outros o definem com o intuito de contribuir para o entendimento dessa etapa no processo de aquisição de linguagem. Sobre as perspectivas teóricas, identificamos diferentes ópticas de investigação, nas quais se sobressaíram o viés interacionista e a multimodalidade. Dessarte, concluímos que o jargão na aquisição de linguagem – como sintoma ou como linguagem - é um tema pouco estudado e aprofundado, mas se mostra bem relevante e contributivo para a ciência da linguagem, além de enriquecer os trabalhos científicos que investigam essa produção vocal no percurso do desenvolvimento linguístico da criança.


Palavras-chave


Jargão; Linguagem; Sintoma.

Referências


DELFRATE, Christiane de Bastos; SANTANA, Ana Paula de Oliveira; MASSI, Giselle de Athaíde. A aquisição de linguagem na criança com Autismo: um estudo de caso. Psicologia em Estudo, v. 14, n. 2, p. 321-331, 2009.

DUARTE, Nuno; VASCONCELOS, Maria Ana; BATALHA, Isabel. Alterações adquiridas da linguagem na infância. Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação. Vol 20, n. 1, p. 45-50, 2011.

LEARY, Martha R.; HILL, David A. Moving on: autism and movement disturbance. Mental Retardation-Washington, v. 34, n. 1, p. 39-53, 1996.

LIMA, Ivonaldo Leidson Barbosa; CAVALCANTE, Marianne Bezerra Carvalho. Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal. Revista do GEL, v. 12, n. 2, p. 89-111, 2015.

PEDROSA, Cláudia; TEMUDO, Teresa. Perturbações da Fala e da Linguagem. Revista Nascer e Crescer, n. 13, p. 337-341, 2004.

PÉREZ, P.; SALMERÓN, T.; PEDRAZA, P. Desarrollo de la comunicación y del lenguaje: indicadores de preocupación. Revista pediátrica de atención primaria, v. 8, n. 32, p. 679-693, 2006.

SÁNCHEZ, José Manuel Martínez et al. Neurolingüística: patología y trastornos del lenguaje. 2008.

UCLÉS, Susana Vacas. Aspectos diferenciales en el desarrollo comunicativo de las personas con autismo. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 1, n. 2, 2015.