Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
O USO DO PROJETO DE JOGO LLABRAD COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Bruna Emanuelly Signori, Heidy Elizia Sauer

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


O tema central do artigo está pautado nas áreas de Linguagens e Tecnologia. A proposta é trabalhar o ensino/aprendizagem de línguas adicionais, especialmente o inglês, por meio de ferramentas e aparatos tecnológicos. O objetivo desta pesquisa é discutir como o uso da tecnologia no ensino pode tornar a aprendizagem mais dinâmica e atrativa. Este trabalho tem caráter de pesquisa descritiva-bibliográfica, no qual será apresentado um projeto de jogo, como proposta de atividade extra, ou seja, uma complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Diante dos possíveis resultados, observa-se a importância da implementação tecnológica como uma forma de auxiliar a aprendizagem, uma vez que as Tecnologias das Informações e Comunicação estão cada vez mais inseridas no cotidiano dos alunos. A partir das pesquisas e descrições de como os aparatos digitais podem ser trabalhados e explorados com fins didáticos e pedagógicos, conclui-se que toda ferramenta tecnológica pode trazer bons resultados ao serem somadas com um plano de ensino eficaz.


Palavras chaves: Língua Inglesa; Tecnologia; Jogos


Palavras-chave


Estudos Linguísticos Unicap; Ensino; Jogos.

Referências


KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.

BACICH, L. et al. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Editora Penso, 2015.

RIBEIRO, A. E. et al. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2010.

MARTINS, M. ZONI, M. Experiências e reflexões sobre a educação de línguas adicionais. Macapá: UNIFAP, 2016.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2011.