Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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Políticas de formação e educação para as relações étnico-raciais nos cursos de Letras/Espanhol
CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES, Rodrigo Vitorino Ramos Costa

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Este trabalho se propõe a analisar a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas aplicadas aos Cursos de Licenciatura em Língua Espanhola e, além disso, como objetivos específicos, busca: i) identificar as escolhas dos métodos de ensino-aprendizagem; ii) descrever as crenças político-pedagógicas na construção da organização curricular dos cursos de licenciatura em Língua Espanhola, tendo como corpora os Projetos Político-Pedagógicos, bem como as Matrizes Curriculares dos cursos de Letras das Universidades Públicas do Estado de Minas Gerais, conforme modalidade ofertada por cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Assim sendo, esta pesquisa verifica a oferta de conteúdos de formação referentes às relações étnico-raciais, conforme determinado pela Resolução do CNE/CP 01/2004, que estabelece sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como pela Resolução do CNE/CP 02/2015, que, especificamente em seu § 2° do artigo 13°, determina a obrigatoriedade de tal oferta, nos currículos dos cursos de formação de professores. Pudemos observar que todas as universidades se preocupam com a formação docente, integrando os conteúdos curriculares teóricos (formação teórica) ao estágio supervisionado, às atividades acadêmico-científico-culturais e à prática de formação (formação prática), porém, destinando-se uma carga-horária maior para a formação teórica. E, quanto, à formação referente às relações étnico-raciais, os cursos, em sua maioria, nada cumprem ou cumprem muito timidamente o que está proposto nas resoluções.

Palavras-chave


Língua Espanhola; Formação Docente; Relações Étnico-raciais.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Resolução 01 CNE/CP. Conselho Nacional de Educação, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em 30 de março de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2 CNE/CP. Conselho Nacional de Educação, de 2 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323 %20secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015>. Acesso em 10 de março de 2021.